domingo, 30 de maio de 2010

Aeroporto de Guarulhos (GRU - SP), serviço de bagulhos

Após horas de voo a criatura quer chegar ao solo com um mínimo de decência, conforto e eficiência mas as nuvens negras no horizonte não pressagiam experiências alvissareiras.


A cidade é vasta, linda e imensa...

... e os arredores do aeroporto tem muito verde e espaços mais ou menos livres, não o suficiente para ampliar o aeroporto. Na foto, a USP - Leste e o Parque Ecológico Tietê.

Mas depois da aterrisagem vem a desgraça. Por anos eu falo em palestras e aulas que o serviço de Guarulhos (GRU) é péssimo, mas a impressão que me passam é que sou um pedante falando mal de nosso glorioso e formoso aeroporto. A revista Exame dessa quinzena (02/06/2010, pág. 42) traz essa matéria sobre o aeroporto internacional de São Paulo. Entre 210 aeroportos avaliados pela Skytrax, GRU está em 121º lugar, um mero bagulho. E nenhum - NENHUM - aeroporto brasileiro está entre os melhores do mundo. E para constar, "bagulho" quer dizer "objeto usado e/ou de má qualidade; traste; cacaréu", segundo a terceira definição do dicionário Houaiss


Os motivos? do péssimo serviço em GRU? Salas de embarque pequenas; apenas 12 esteiras de bagagem nos dois terminais, coladas umas às outras (no México são 37); bastidores ineficientes ( 7.200 malas manejadas por hora, contra 19.200 do aeroporto de Pequim, terminal 3). Os estrangeiros que chegam em voos internacionais demoram uma hora e meia para sair do inferno aeroportuário; em Seul, Cingapura ou Kuala Lumpur demoram apenas quinze ou vinte minutos para sair de um paraíso confortável e amplo. Na Europa, em geral, demora-se uns vinte minutos ou menos.


Vamos ao ranking da Skytrax para conhecer aeroportos decentes : http://www.airlinequality.com/AirportRanking/5-Star.htm



THE WORLD'S 5-STAR AIRPORTS

Airports Ranked in a 5-Star status are listed below - for detailed Airport rating, click on link.

5 Star Airport

Hong Kong International

5 Star Airport

Seoul Incheon

5 Star Airport

Singapore Changi Airport




QUATRO ESTRELAS






Pelo menos a mídia brasileira começa a denunciar o que já é um grave problema para milhares de pessoas que precisam usar os serviços de aeroporto internacional da maior cidade brasileira. Faltou deixar claro que a responsabilidade é da INFRAERO, essa incompetência administrativa, sistemática e obtusa que assola o país. Falta construir o terminal 3, projeto paralisado por longos anos devido à burocracia e falta de vontade política. E não é só São Paulo que sofre com os serviços ruins.

Veja uma rápida lista de alguns bagulhos menores no que se refere aos serviços para os passageiros. (Obs.: tentei usar o site da Infraero para acessar os dados mas o site é tão ruim quanto a parte operacional da empresa):

Curitiba - aeroporto escuro e frio (no inverno)

Guarulhos SP - uma vergonha nacional

Vitória ES - uma vergonha regional

Confins MG - até hoje não construíram um acesso decente, e olha que há uma ferrovia abandonada que chegaria, fácil, ao aeroporto. Aliás é tabu usar trens ou metrô nos aeroportos brasileiros.

Florianópolis SC - aeroporto simples, se chegar em dias de jogos prepare-se para um mega-congestionamento, pois o estádio fica entre o aeroporto e a cidade, por uma via estreita e sem opções secundárias.

Alguns aeroportos do nordeste não têm ar condicionado (!!!!!)

Manaus AM - O embarque é uma zona (nada a ver com a zona franca) porque é apertado e ineficiente.

Enfim, resta pouca coisa. Alguns aeroportos são tão ruins que nem vale a pena nomear. Vamos ver se até 2014 algo acontece na infra aeroportuária. Se depender da Infraero, duvido muito. Pode apostar para ver.









2 comentários:

Andréa disse...

Você deve falar sobre este assunto sempre. Aliás todos nós. Isso tem que ser repetido porque é um verdadeiro absurdo.

Um beijo

Unknown disse...

Inicio de fevereiro de 2011.Finguer de embarque cai e arranca porta de 777 United,passageiros saíram a tempo.Dia 21/03/2011, reboque do 747 Lufthansa colide winglet com profundor de767-400 Delta. Isso é Guarulhos!