Após horas de voo a criatura quer chegar ao solo com um mínimo de decência, conforto e eficiência mas as nuvens negras no horizonte não pressagiam experiências alvissareiras.
A cidade é vasta, linda e imensa...
... e os arredores do aeroporto tem muito verde e espaços mais ou menos livres, não o suficiente para ampliar o aeroporto. Na foto, a USP - Leste e o Parque Ecológico Tietê.
Mas depois da aterrisagem vem a desgraça. Por anos eu falo em palestras e aulas que o serviço de Guarulhos (GRU) é péssimo, mas a impressão que me passam é que sou um pedante falando mal de nosso glorioso e formoso aeroporto. A revista Exame dessa quinzena (02/06/2010, pág. 42) traz essa matéria sobre o aeroporto internacional de São Paulo. Entre 210 aeroportos avaliados pela Skytrax, GRU está em 121º lugar, um mero bagulho. E nenhum - NENHUM - aeroporto brasileiro está entre os melhores do mundo. E para constar, "bagulho" quer dizer "objeto usado e/ou de má qualidade; traste; cacaréu", segundo a terceira definição do dicionário Houaiss
Os motivos? do péssimo serviço em GRU? Salas de embarque pequenas; apenas 12 esteiras de bagagem nos dois terminais, coladas umas às outras (no México são 37); bastidores ineficientes ( 7.200 malas manejadas por hora, contra 19.200 do aeroporto de Pequim, terminal 3). Os estrangeiros que chegam em voos internacionais demoram uma hora e meia para sair do inferno aeroportuário; em Seul, Cingapura ou Kuala Lumpur demoram apenas quinze ou vinte minutos para sair de um paraíso confortável e amplo. Na Europa, em geral, demora-se uns vinte minutos ou menos.
Vamos ao ranking da Skytrax para conhecer aeroportos decentes : http://www.airlinequality.com/AirportRanking/5-Star.htm
THE WORLD'S 5-STAR AIRPORTS | |||||||
Airports Ranked in a 5-Star status are listed below - for detailed Airport rating, click on link. |
QUATRO ESTRELAS
THE WORLD'S 3-STAR AIRPORTS | |||||||||||||||||||||
Airports Ranked in a 3-Star status are listed below - for detailed Airport rating, click on link. |
Pelo menos a mídia brasileira começa a denunciar o que já é um grave problema para milhares de pessoas que precisam usar os serviços de aeroporto internacional da maior cidade brasileira. Faltou deixar claro que a responsabilidade é da INFRAERO, essa incompetência administrativa, sistemática e obtusa que assola o país. Falta construir o terminal 3, projeto paralisado por longos anos devido à burocracia e falta de vontade política. E não é só São Paulo que sofre com os serviços ruins.
Veja uma rápida lista de alguns bagulhos menores no que se refere aos serviços para os passageiros. (Obs.: tentei usar o site da Infraero para acessar os dados mas o site é tão ruim quanto a parte operacional da empresa):
Curitiba - aeroporto escuro e frio (no inverno)
Guarulhos SP - uma vergonha nacional
Vitória ES - uma vergonha regional
Confins MG - até hoje não construíram um acesso decente, e olha que há uma ferrovia abandonada que chegaria, fácil, ao aeroporto. Aliás é tabu usar trens ou metrô nos aeroportos brasileiros.
Florianópolis SC - aeroporto simples, se chegar em dias de jogos prepare-se para um mega-congestionamento, pois o estádio fica entre o aeroporto e a cidade, por uma via estreita e sem opções secundárias.
Alguns aeroportos do nordeste não têm ar condicionado (!!!!!)
Manaus AM - O embarque é uma zona (nada a ver com a zona franca) porque é apertado e ineficiente.
Enfim, resta pouca coisa. Alguns aeroportos são tão ruins que nem vale a pena nomear. Vamos ver se até 2014 algo acontece na infra aeroportuária. Se depender da Infraero, duvido muito. Pode apostar para ver.
Você deve falar sobre este assunto sempre. Aliás todos nós. Isso tem que ser repetido porque é um verdadeiro absurdo.
ResponderExcluirUm beijo
Inicio de fevereiro de 2011.Finguer de embarque cai e arranca porta de 777 United,passageiros saíram a tempo.Dia 21/03/2011, reboque do 747 Lufthansa colide winglet com profundor de767-400 Delta. Isso é Guarulhos!
ResponderExcluir