quinta-feira, 30 de abril de 2009

PUC-Campinas, um evento com blog

Hoje uma experiência diferente. Estou no salão Nobrinho, no prédio central da PUC-Campinas, em um evento organizado pela Pró-Reitoria de Extensão, sobre o uso do blog como ferramenta de comunicação acadêmica. Reencontrei antigos amigos e amigas em uma tarde bem agradável. 

Aí está o professor Paulo de Tarso Barbosa Duarte (centro), Pró-Reitor de extensão com parte de sua equipe. 

Foi um evento diferente, para mim e para eles, pois expus meu blog ao vivo, para uma platéia real e interativa, com críticas e sugestões objetivas sobre o trabalho. Acima o pró-reitor me entrega o certificado da palestra. 

Esse páteo interno da PUCC Central foi para mim, nos tempos da filosofia, um espaço delicioso de vivência. E até hoje o jardim permanece tranquilo e tão ... acadêmico.


O prof. Márcio Roque, coordenador de cursos de extensão, foi um dos organizadores do evento. Velho amigo da graduação em comunicação na PUCC. O Nobrinho, por sinal, foi onde defendi meu mestrado, em 1991.

Os acadêmicos Bruno (Economia) e Fabiana (Administração) estão em projetos de extensão sobre arranjos produtivos locais, no caso, a indústria têxtil da região de Campinas.Em breve terão um blog contando suas experiências.


O professor Maurício Pinheiro, é o idealizador do portal Originis, onde estão os blogs dos docentes e alunos em projetos de extensão. Para conhecer o site e os projetos acesse:
  www.puc-campinas.edu.br/extensao


Estamos em meio à postagem, durante nossa conversa. É a primeira vez que faço isso com 50 pessoas assistindo. Ao final do dia, a postagem será complementada com mais fotos e informações. Direto do Nobrinho, PUC-Campinas. Hasta la vista.





quarta-feira, 29 de abril de 2009

Simpósio na EACH-USP foi cooooool!

Fotos: Alexandre Panosso Netto e Luiz G. G. Trigo

Nos dias 27 e 28 de abril, aconteceu nos auditórios da EACH-USP o Simpósio Formação e atuação profissional em turismo, lazer e hospitalidade, organizado por Marcelo Vilela e Alexandre Panosso, com apoio do núcleo de pesquisas e patrocinado pelo CNPQ e pela AVT (Academia de Viagens e Turismo), com o apoio da USP, claro.

Poucos e bons participaram de discussões com professores e pesquisadores de várias instituições públicas e privadas de vários estados. Muita conversa, reflexão e oportunidade de rever velhos amigos e fazer alguns novos. Deep networking.

Claro que a moçada da graduação de Lazer e Turismo da EACH foi especialmente convidada para curtir o evento.

Old friends, great guys: Alexandre Panosso Netto (feliz com a publicação de seu capítulo no último livro de John Tribe, no Reino Unido); Ricardo Uvinha, animado e contente com as atividades que coordena na EACH; Mário Carlos Beni, o mestre, recentemente aposentado (contra a vontade e por idade) na USP, mas continua causando por aí; e Edmur Stoppa, chateadinho porque vai ter que cancelar uma viagem para dar palestras no México. Palmeirenses, passem longe do cara.

Edmur, Alexandre e eu posando animados. Ao fundo Laura Sancti, da PUCC. Instituições que fizeram parte da vida dos atuais doc entes da USP (Senac, PUCC, Anhembi-Morumbi, Univali-SC, Unip etc.) compareceram ao simpósio e rouxeram valiosas colaborações teóricas e práticas. 

Carlos Alberto Tomelin, um dos dirigentes da Universidade do Vale do Itajaí - SC, foi muito feliz e lúcido nas colocações sobre otimização de recursos e qualidade na universidade. E ele faz exatamente isso na Univali.

O professor doutor e chefe José Roberto Yasoshima arrasou com sua turma do sétimo semestre de Lazer e Turismo na confecção - manual e cuidadosa - do delicioso coquetel, devorado em minutos pelos vorazes  comensais. Depois do laboratório de gastronomia e da disposição do Zé, os coquetéis da EACH nunca mais serão os mesmos, só de torradas e patê. Never again. Que venham os acepipes, petit four e salgadinhos de sabor instigante. 

Doutoras renomadas renderam-se e pediram receitas. Acima, uma aluna manipula uma folhinha de salsinha.

Bancada do coquetel. A comilança foi bancada pela AVT, através da mediação da Profa. Mariana Aldrigui.

A conferencista da terça-feira, Margarita Barretto, com José Roberto. Margarita é especialista em vinhos e churrascos, além de adorar cultura, patrimônio histórico e tradições platinas (Uruguai e Argentina). Fomos contemporâneos nos tempos da graduação em turismo, na PUCC.

Marcelo Vilela conduziu o simpósio numa boa, já que ele é paciente e deve controlar a ansiedade sei lá com que potente relíquia ortodoxa. Ele está ao lado de Bianca e Natalie, algumas das competentes alunas (e alunos) que ajudaram na organização do Simpósio.

Segundo Mário Beni (esquerda), essa turma veterana um dia será jurássica: Elizabeth Wada (Univ. Anhembi-Morumbi), Luiz Octávio Camargo (EACH-USP) e eu nos reencontramos depois de algum tempo. 

O professor Marcos Massetto (PUC-SP) fez a conferência da segunda-feira sobre Novos Paradigmas da Educação. Também muito interessante e cooool.

Sentadinhas sorridentes, as madames doutoras Cecília Gaeta (Senac-SP) e Marília Ansarah (UNIP). 

Não dá para colocar  as fotos de todos(as) participantes e nem todas as informações, mas quem quiser saber os detalhes técnicos e o que aconteceu no simpósio pode acessar        http://www.abbtursp.com.br/faptur.html 

segunda-feira, 27 de abril de 2009

Abreutur - memórias na Aviesp

Um congresso ou feira de negócios é também lugar para encontrar amigos. E bons amigos são como vinho do Porto, quanto mais antigo melhor. 

Comecei a trabalhar na Abreu São Paulo em 16 de abril de 1979 - 30 anos atrás. Quando entrei o Renato Mari (acima) já fazia o controle de reservas aéreas das excursões, naquele tempo com lápis e papel quadriculado, nada de computador - haja saco! 

E aqui está uma foto histórica da turma ex-Abreu, posando no estande da nova Abreu na feira da Aviesp, em Águas de Lindóia. Da direita, Renato Mari; sua esposa Isabel Mari, que ele conheceu na Abreu São Paulo; William Périco, atual presidente da Aviesp e que, em 1984 começou a trabalhar na Abreu Campinas como promotor; e eu, que trabalhei na Abreu São Paulo e Campinas, além dos cruzeiros no navio Funchal que era fretado pela operadora, conforme fotos já mostradas neste blog. Nesta foto comemoramos o reencontro e a nova investida da Abreu no mercado brasileiro. Renato e Isabel estão em outra operadora, William na Aviesp e em sua agência e eu, escrevendo e escrevendo, conforme já desejava naquela época.


O Rafael e a Monet, meus alunos da EACH-USP, se comportaram tão bem na Feira que merecem outra foto, agora em trajes profissionais. A Monet fez um comentário belíssimo (sensível e inteligente) sobre a foto da primeira postagem da Aviesp. 

And last but not least, outros amigos. Marcelo Pérez (esquerda), professor de turismo da PUC-Campinas e da UNIP Campinas; Luiz Timossi (centro), grande companheiro e diretor da Orecap Campinas, foi professor de transportes na PUCC por mais de vinte anos; e Sérgio, também da Orecap.

Let the good times roll...

sábado, 25 de abril de 2009

AVIESTUR 20 anos (II)

A 32ª feira da Aviesp começou firme na sexta-feira, nos salões do Hotel Monte Real em Águas de Lindóia. A feira acaba neste sábado com festa e só alegria.

A cidade continua bonitinha, fresca e formosa. O problema é chegar até lá passando por Jaguariúna, Amparo e Serra Negra, já que a sinalização é deficiente. Mas existe um trabalho para garantir maior sinergia e articulação na região. Veja o site www.circuitodasaguaspaulista.sp.gov.br .


Matando as saudades. Fiquei feliz ao saber que a minha velha e boa Abreutur está intensificando suas atividades no Brasil, depois de vários anos hibernando. Aí estou com a Débora, uma das funcionárias da Abreu São Paulo. Trabalhei na Abreu de 1979 até 1987, nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Campinas e viajando pelo mundo porque "Com Abreu o mundo é seu"...

E o que há de novo na feira? Os aviões Embraer da TRIP...

... e da Azul. Penso que nos próximos anos a gente vai ouvir falar muito dessas empresas, a Azul, bem recente e a TRIP com dez anos de idade. Ambas inovando ao seu jeito.

William Périco ao lado de Mário Moysés, Secretário-Executivo do Ministério do Turismo que, na cerimônia de abertura, representou o ministro Luiz Barreto.

O novo presidente do Campinas Convention Bureau, Luiz Antonio Guimarães (esquerda) e Walter Paradella, da rádio Brasil Jovem-Pan de Campinas. Veja o site da minha cidade: http://www.visitecampinas.com.br/

A primeira-dama da Aviesp, Marisa Périco (com blusa estampada) rodeade por parte do staff da Aviesp, todas lindinhas, eficientes e cool: Priscila, Ana Carolina e Carol.

Turma do transporte aéreo: da esquerda, José Mário Caprioli, presidente da TRIP; José Roberto Trinca, diretor de vendas da American Airlines; Luiz Pirino, assessor da TRIP e ex-Trans-Brasil dos velhos tempos.

Carla e Samantha, do hotel Ocean Palace de Natal (RN). Foram minhas alunas e a Samantha, na PUCC, era parceira de risadas e gozações imperdíveis na sala de aula.

As pessoas levam malas e sacolas para levar folhetos e programações para suas agências. Essa criatura optou por uma mala tipo jumbo encarnado hiper-capacitado. Que a mala não destrua o calcanhar de ninguém nos corredores da feira...

Açucar sem culpa. A mesa de sobremesas do almoço mineiro, oferecido por Minas Gerais. Bão demais, sô!

Na sala de imprensa da Aviestur, Vera Marcellino, a toda poderosa assessora de imprensa da Aviesp e de várias instituições (inclusive Panrotas), Fernando e Thaís, ambos do Hotelier News.


Anne e Toni. Ela é a presidente do São Paulo Convention Bureau e Toni é seu diretor executivo, já na segunda gestão.

Nelson Torres foi o primeiro presidente da Aviesp (1982-1983), seguido pelo José Carlos Rocha Vieira (falecido em 2007) e agora está com o terceiro presidente, William Périco.

O Salão da imprensa com a turma produzindo e enviando fotos e notícias: Diego (Mercado e Eventos), Thaís (Hotelier News) e Eric (Brasilturis).

Foto no estande da trip com parte da equipe. Na extrema esquerda Cláudio Santos, gerente de marketing; a loira ao centro é Alexandra Caprioli, ao lado de seu irmão e presidente da TRIP José Mário Caprioli. Na extrema direita, Luiz Pirino. Note que todos, inclusive o presidente, estão com a camisa azul de trabalho devidamente identificada. A mensagem da alta gestão é clara: todos devem participar com mentes e mãos na massa.

sexta-feira, 24 de abril de 2009

AVIESTUR - 20 anos (I)

A Associação dos Agentes de Viagens Independentes do Interior de São Paulo (AVIESP) organizou a primeira Aviestur em 1989, em São José do Rio Preto. Eu estava lá. Era diretor de Turismo de Campinas e amigo do José Carlos Rocha, então presidente da AVIESP. Este ano, em Águas de Lindóia, acontece a feira comemorativa dos 20 anos. Um show.

Participei da maioria das feiras. Na de 1991, (Serra Negra), lancei meu primeiro livro (Cronologia do turismo no Brasil); na de 1995 (Águas de Lindóia), lancei "Turismo básico", até hoje sendo editado pelo Senac e assim foi com lanlametos a cada dois anos, geralmente em primeira mão na Aviestur.


Na quinta-feira à noite tirei foto dos preparativos e dos bastidores. E eencontrei os amigos. Acima estou com Fernando Vernier, atual diretor de Turismo de Campinas em sua segunda gestão.


É interessante ver os estandes sendo completados, ainda com os corredores vazios e as equipes conversando antecipando a festa. Acima a turma da American Airlines.

Muito trabalho de montagem, organização, instalação e logística.

Aqui está o pessoal do São Paulo Convention Bureau organizando o estande.

"São Paulo é tudo de bom", a marca de qualidade e curtição da cidade mais fascinante da América Latina.


William Périco (direita), presidente da Aviesp e Tunes (esquerda). Ao centro está Marcos, de Presidente Prudente. Old friends.



A Monet (ponta-esquerda) e o Rafael (ponta-direita) são meus alunos da EACH-USP e já estão no trampo. A garota à direita da Monet foi aluna do Senac-SP e os outros dois são da área publicitária. Pausa na montagem do estande para foto.

Oito mil exemplares da revista comemorativa dos 20 anos da Aviestur serão distribuídas. Escrevi um texto sobre cenários (2030) para ser relido daqui a 20 anos. Quem viver...


Corredores vazios à espera da festa. Mais de dois mil agentes de viagens pré-inscritos , 1098 agências de viagens, 286 cidades, dois dias de feira, 12 horas de exposição, 1.400 expositores, 500 marcas, 12 caravanas com 422 agentes do interior, três festas noturnas (CVC, Trend e Silvio Bolsas) e dois almoços patrocinados por Minas Gerais. Tudp pronto para a festa começar.