Fotos: Alexandre Panosso Netto e Luiz G. G. Trigo
Nos dias 27 e 28 de abril, aconteceu nos auditórios da EACH-USP o Simpósio Formação e atuação profissional em turismo, lazer e hospitalidade, organizado por Marcelo Vilela e Alexandre Panosso, com apoio do núcleo de pesquisas e patrocinado pelo CNPQ e pela AVT (Academia de Viagens e Turismo), com o apoio da USP, claro.
Poucos e bons participaram de discussões com professores e pesquisadores de várias instituições públicas e privadas de vários estados. Muita conversa, reflexão e oportunidade de rever velhos amigos e fazer alguns novos. Deep networking.
Claro que a moçada da graduação de Lazer e Turismo da EACH foi especialmente convidada para curtir o evento.
Old friends, great guys: Alexandre Panosso Netto (feliz com a publicação de seu capítulo no último livro de John Tribe, no Reino Unido); Ricardo Uvinha, animado e contente com as atividades que coordena na EACH; Mário Carlos Beni, o mestre, recentemente aposentado (contra a vontade e por idade) na USP, mas continua causando por aí; e Edmur Stoppa, chateadinho porque vai ter que cancelar uma viagem para dar palestras no México. Palmeirenses, passem longe do cara.
Edmur, Alexandre e eu posando animados. Ao fundo Laura Sancti, da PUCC. Instituições que fizeram parte da vida dos atuais doc entes da USP (Senac, PUCC, Anhembi-Morumbi, Univali-SC, Unip etc.) compareceram ao simpósio e rouxeram valiosas colaborações teóricas e práticas.
Carlos Alberto Tomelin, um dos dirigentes da Universidade do Vale do Itajaí - SC, foi muito feliz e lúcido nas colocações sobre otimização de recursos e qualidade na universidade. E ele faz exatamente isso na Univali.
O professor doutor e chefe José Roberto Yasoshima arrasou com sua turma do sétimo semestre de Lazer e Turismo na confecção - manual e cuidadosa - do delicioso coquetel, devorado em minutos pelos vorazes comensais. Depois do laboratório de gastronomia e da disposição do Zé, os coquetéis da EACH nunca mais serão os mesmos, só de torradas e patê. Never again. Que venham os acepipes, petit four e salgadinhos de sabor instigante.
Doutoras renomadas renderam-se e pediram receitas. Acima, uma aluna manipula uma folhinha de salsinha.
Bancada do coquetel. A comilança foi bancada pela AVT, através da mediação da Profa. Mariana Aldrigui.
A conferencista da terça-feira, Margarita Barretto, com José Roberto. Margarita é especialista em vinhos e churrascos, além de adorar cultura, patrimônio histórico e tradições platinas (Uruguai e Argentina). Fomos contemporâneos nos tempos da graduação em turismo, na PUCC.
Marcelo Vilela conduziu o simpósio numa boa, já que ele é paciente e deve controlar a ansiedade sei lá com que potente relíquia ortodoxa. Ele está ao lado de Bianca e Natalie, algumas das competentes alunas (e alunos) que ajudaram na organização do Simpósio.
Segundo Mário Beni (esquerda), essa turma veterana um dia será jurássica: Elizabeth Wada (Univ. Anhembi-Morumbi), Luiz Octávio Camargo (EACH-USP) e eu nos reencontramos depois de algum tempo.
O professor Marcos Massetto (PUC-SP) fez a conferência da segunda-feira sobre Novos Paradigmas da Educação. Também muito interessante e
cooool.
Sentadinhas sorridentes, as madames doutoras Cecília Gaeta (Senac-SP) e Marília Ansarah (UNIP).
Não dá para colocar as fotos de todos(as) participantes e nem todas as informações, mas quem quiser saber os detalhes técnicos e o que aconteceu no simpósio pode acessar http://www.abbtursp.com.br/faptur.html