domingo, 27 de outubro de 2013

Lazer e Turismo da USP em Curitiba

De sexta-feira a domingo (25 a 27 de outubro), parte da turma do curso de Lazer e Turismo da EACH-USP (por conta da disciplina Transportes) mudou a sala de aula para...


... o aeroporto de Guarulhos. Chegamos bem cedo para embarcar com a GOL e a Azul rumo a Curitiba.






O prof. Sarti e eu levamos 99 aluninhos e aluninhas para um périplo pelos diversos modais de transportes que uma região oferece.





Chegando em Curitiba, no aeroporto Afonso Pena, fomos a uma sala especialmente preparada para ...





... assistir uma palestra de Antonio Pallu, superintendente do aeroporto. Ele mostrou as condições atuais e futuras de suas instalações, falou sobre as reformas e ampliações e logo depois dois grupos foram para visitas técnicas às instalações reservadas do aeroporto. 


Nesse dia almoçamos no Madalosso, em Santa Felicidade. O restaurante tem nove salões que comportam, 4.600 pessoas. Todo mundo comeu direitinho e ganhou sobremesa.





À noite, tivemos duas palestras no hotel. Uma com a Tatiane Fagundes, do Curitiba Convention Bureau, cujo presidente é nosso amigo, o prof. Dario Paixão. Tatiane mostrou claramente como Curitiba e região captam eventos, divulgam suas ofertas e procuram articular estratégias de alta competitividade. Veja o profissionalismo em http://www.curitibacvb.com.br/





Alex, do Instituto de Turismo da Prefeitura de Curitiba, falou sobre os roteiros organizados em ônibus regulares, como há em Londres, Paris, Barcelona... Veja o que eles fazem:       http://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/secretaria/turismo/36





No sábado, cedinho, embarcamos no trem turístico que vai até Morretes, no litoral paranaense.




A ferrovia da Graciosa tem 128 anos, tem 110 km, o passeio demora três horas (os trens são lentos porque a ferrovia não foi devidamente modernizada e tem um alto volume de carga) e passa pela Serra do Mar com suas cascatas, matas e riachos, entremeados de velhas estações que são um museu no cenário paradisíaco. Se quiser saber os detalhes do serviço acesse http://serraverdeexpress.com.br/serra/destinos






Chegando em Morretes, no litoral, fomos comer barreado, um prato típico composto por carne cozida, pirão, bananas, laranja e uma pimenta daquelas (para quem gosta). Também teve peixe, salada, camarão e outras coisinhas.





Transporte, meio ambiente e planejamento turístico, combinam com gastronomia e boas conversas.






Depois de avião, ônibus e trem, um barco nos levou de Pontal do Sul até a Ilha do Mel. O dia estava nublado, mas alguns se jogaram no Oceano Atlântico. Não foi meu caso que preferi fiscalizar, juntamente com boa parte da turma, a beira da praia e sentir a brisa marinha.




No domingo a turma foi dividida em 18 grupos, para realizar roteiros turísticos previamente organizados em sala de aula.





Por que Curitiba? É perto de São Paulo, é uma cidade planejada, variada, com ótimo transporte público, urbanismo sofisticado e oferta variada de serviços.


Nosso hotel era perto do Largo da Ordem, uma área histórica onde há o Museu da Cidade (foto acima) e uma imensa feira de artesanato, aos domingos. 


Depois do almoço nos reunimos para analisar os três dias de atividades, comentar, sugerir, criticar e trocar informações e sugestões. Com muito bom humor e disponibilidade. Aí está o prof. Sarti coordenando as apresentações.


Na volta para o aeroporto o povo desmaiou graças aos dias (e noites) de visitas e atividades. Usamos de três a quatro ônibus para o deslocamento, uma bela operação logística.


Meu pai, Lima trigo, e sua esposa, Marli, foram nos encontrar no aeroporto, para se despedir (meu pai mora em Curitiba). Nossos monitores, Yuri e Fellipe, também aparecem na foto, comigo e com o Sarti.

Deixo aqui os cumprimentos aos 99 alun@s que seguiram roteiros, horários e atividades propostas, assim como aos quatro monitores que ajudaram desde a fase dos preparativos. Agradecimentos especiais à Universidade de São Paulo, que possibilitou a visita. Agradecimentos carinhosos à INFRAERO, Curitiba Convention Bureau, Instituto de Turismo da Prefeitura de Curitiba, aos colegas Miguel e Daisy da UFPR que nos visitaram, à Serra Verde que organizou o receptivo local e ao povo de Curitiba que nos recebeu com hospitalidade.  Os problemas surgidos foram equacionados e serviram para mostrar a realidade cotidiana de nosso turismo.

Essa foi mais uma das viagens que nossos alunos realizam ao longo do curso, com diversos professores e monitores.  Nada como a boa teoria aplicada à uma prática instigante.






domingo, 20 de outubro de 2013

X ANPTUR - Os outros dias

Foi uma semana cheia de encontros, compromissos, palestras, conversas, risadas e trocas de informações, no X Seminário Anual da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo (ANPTUR). Um monte de gente postou fotos e comentários no facebook e o site da Universidade de Caxias do Sul acompanhou algumas programações, mas aqui ficam algumas fotos exclusivas capturadas nos dias e noites do evento. São pessoas, nas situações cotidianas do evento. Ano que vem o agito será em Fortaleza, Ceará, sob os auspícios alvissareiros de Fábio Perdigão e Luzia Neide Coriolano. 
 
 






Faltaram as bandeiras da Grécia e dos Estados Unidos, mas os dois países mais representados (Reino Unido e Portugal) marcaram a constante internacionalização do  Seminário.



Karina Solha (USP), Miguel Bahl (UFPR). Ada Dencker (UAM e Pesquisadora Emérita, homenageada neste ano), Susana Gastal (UCS e Pesquisadora Destaque de 2013), Eduardo Yázigi (USP) e Isabel Baptista (Universidade Católica de Portugal). Ao fundo, Maria Luiza Baptista, nova professora da UCS. Uma equipe experiente, com várias formações e enfoques sobre o turismo, garantindo o pluralismo nas pesquisas e publicações.



Francisco dos Anjos (Univali-SC) é o novo presidente da ANPTUR para o período 2013-1015, substituindo Elizabeth Wada (UAM).



Como desenvolver a criatividade? John Tribe (University of Surrey, UK) deu algumas dicas instigantes. Todas envolvendo raciocínio, imaginação, memória, muitas experiências e mente aberta.




Rosana Mazzaro (UFRN) moderou a palestra de Tribe. Ele é ainda o editor do Annals of Tourism Research, uma das publicações mais descoladas e reconhecidas da área. 



Mirian Rejowski, aposentada da USP e atuando no mestrado de hospitalidade da Universidade Anhembi-Morumbi (SP), é a representante da área de turismo na CAPES e no CNPq. Moderou mesas, situações e diálogos ao longo do  evento.




Luiz Octávio Camargo (USP e UAM) ao lado de Maru Moesch (UnB), ambos prestando atenção no painel que reuniu Isabel Baptista, Keila Mota e eu.



Susana Gastal (UCS) e Miguel Bahl (UFPR), em plena seção para curtir as palestras internacionais.



O professor Eurico de Oliveira Santos (UCS), foi da equipe que ficou encarregada de atender as necessidades e anseios dos convidados. Amigo de longa data, pusemos a conversa em dia.





O auditório da UCS onde aconteceram as palestras de abertura (John Tribe) e encerramento (Dimitrios Bouhalis).



Bouhalis falou sobre as novas tecnologias sob a visão do marketing e das novas possibilidades de negócios.Tribe e ele tiveram enfoques diferentes sob a problemática do turismo, possibilitando um grande campo de discussão a respeito.  


Keila e Marie, no ônibus, a caminho de uma das festas regionais.




Pedro (UCS), Miguel (UFPR) e Renan (UCS).  O professor Pedro e o mestrando Renan também ficaram responsáveis por nos atender com a hospitalidade e atenção características dos nossos eventos. 


Airton Cavenaghi (UAM) e Márcia Capellano dos Santos (UCS), no jantar regional.



Panosso (USP), Rosana (UFPR) e eu nos divertimos com a festa, o vinho, as carnes e as piadas contadas à noite, pelas festas sob a lua quase cheia.



Paulo Pires (Univali-SC) e Margarita Barretto (FURB-SC), acharam muita graça no cardápio do austero a nada simpático bar do hotel. Bem, acho que não foi exatamente no cardápio...




Vanerão rolou solto à noite.



Luzia Neide (UECE) mostrou que uma prenda cearense nada deve à uma gaúcha e soltou o passo pelo salão. Se ela escreve bem, pois dança com igual desenvoltura. 



Com Carlos Tomelin (Univali-SC) e Panosso, no lançamento dos nossos livros.



Foram vários lançamentos cujos exemplares, no geral, se esgotaram nas mãos ávidas dos mestrandos, doutorandos e pesquisadores já titulados que aproveitaram para atualizar conteúdos e métodos.



quarta-feira, 16 de outubro de 2013

X ANPTUR - Os primeiros dias

O X Seminário da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo (ANPTUR) ocorre em Caxias do Sul (15 a 18 de outubro de 2013), nas dependências da Universidade de Caxias do Sul.



A cidade possui uma indústria considerável, produz vinhos, é centro de uma região turística da Serra Gaúcha, cresceu nos últimos anos sem planejamento adequado (como quase todas as cidades brasileiras) e, portanto, também possui um trânsito intenso. E ótima gastronomia. Uma das belezas locais é a Igreja San Pelegrino.



As pinturas de Aldo Locatelli festejam as paredes e o teto do templo, como essa visão espetacular do paraíso e do inferno, uma das mais impressionantes do conjunto artístico.


Sinta o detalhe do inferno que, segundo o Padre Contieri S.J., se existir está vazio. Mas preenche os olhos na concepção artística.


Juntamente com os colegas Mirian Rejowski, Airton e Marie, fui apreciar novamente os tesouros. Ganhei, no congresso, o maravilhoso livro ilustrado dobre Locatelli, escrito pelo colega Luiz Ernesto Brambatti, em uma edição do Instituto Vêneto. 



O novo shopping San Pelegrino, em estilo contemporâneo de vidro, metal e grandes espaços, também possui arte, como este mural.


Mas a arte maior é a interação com os espaços urbanos que se faz pelas paredes translúcidas e monumentais.



Marie e Mirian, ao crepúsculo, depois que assistimos "Gravidade" (filmaço!), antes de mergulharmos no Seminário.


Elizabeth Wada, atual presidente da ANPTUR (Universidade Anhembi Morumbi), já animada no embarque em Congonhas, Sampa.


Aqui estou, já em Caxias do Sul, com Keila Mota e Luzia Neide Coriolano (ambas do Ceará), Marie e Mirian.


José Gandara (UFPR), Dimitrios Buhalis (Bournemouth University, UK), Rosana Mazzaro (UFRN), eu, Miguel Bahl (UFPR), John Tribe (Surrey University, UK) e Carlos Costa (Universidade de Aveiro, Portugal). velhos amigos e companheiros das viagens e delírios acadêmicos.



No lauto jantar, no De Paolo, Carlos Costa, Rosana e Tribe (assim como todos nós), se refestelaram com sopas, saladas, massas e as carnes deliciosas gralhadas nas brasas.  



Francisco dos Anjos, da Univali Balneário de Camboriú (esquerda) será o novo presidente da ANPTUR, a partir do final do Seminário.

Na próxima postagem, mostrarei os outros dias do Seminário.