Não esqueçam o que eu escrevi. Na minha coluna do www.hoteliernews.com.br, de 18 de março deste ano, escrevi claramente: "A bolha de Dubai explodiu". Fui dos primeiros na mídia especializada brasileira a apontar os problemas estruturais graves dos Emirados. Na época um leitor me mandou um e-mail muito educado dizendo que as informações eram falsas e que tudo fazia parte de um plano sionista para desestabilizar parte da economia islâmica. Bobagem, garanto que Israel prefere mil vezes ter vizinhos ricos a vizinhos pobres se explodindo pelas ruas.
Hoje a moratória de Dubai está nas primeiras páginas e derrubando bolsas pelo mundo. Espera-se que seja uma crise sob controle e que não leve outros bancos para o buraco, apenas os investidores que puseram seu dinheiro num sonho de areia. O mago, Paulo Coelho, ganhou uma casa de Dubai mas alugou-a, assim como várias celebridades o fizeram.
Se você digitar "Dubai bubble" no google verá que minha coluna aparece na primeira página. Bem, agora vou polir minha bola de cristal. Brincadeira, na época um amigo, professor, estava trabalhando em Dubai, mandou-me as dicas sobre o que ocorria. Chequei tudo na internet e escrevi o texto que foi, inclusive, inserido na oitava edição do meu livro Turismo Básico (São Paulo: senac, 2009) que acaba de sair.
Se quiser ler o artigo é só acessar o link abaixo:
http://www.hoteliernews.com.br/hoteliernews/hn.site.4/NoticiasConteudo.aspx?Noticia=49378&Midia=1