Universidade de São Paulo
Escola de Artes, Ciências e Humanidades
Luiz Gonzaga Godoi Trigo
PROGRAMA
OBJETIVOS: Possibilitar a compreensão sobre a estrutura, conceitos, planejamento, operação e gestão do entretenimento enquanto atividade relacionada aos campos do lazer, turismo, cultura e eventos. Apontar as influências culturais e étnicas que formam os atuais complexos de entretenimento e analisar sua força econômica regional e global. Traçar as vertentes históricas e culturais do entretenimento, especialmente baseando-se na literatura (ficção cientifica, fantasia e terror), parques temáticos, feiras mundiais, cinema e na cultura de massa em geral. Entender a importância do entretenimento no contexto das sociedades pós-industriais e das novas tecnologias de telecomunicações e digitalização de dados e informações. Inserir os conceitos de hedonismo no contexto do entretenimento.
JUSTIFICATIVA: É importante compreender como as mudanças políticas, econômicas e tecnológicas que influenciaram a cultura e a sociedade nas sociedades atuais, a partir do final da Segunda Guerra Mundial, formaram o entretenimento atual. O entretenimento contemporâneo é fruto da ascensão das chamadas sociedades pós-industriais e das novas tecnologias e manifestações nas áreas de cultura e arte em geral, que formaram complexos globais de entretenimento (Orlando, Dubai, Cingapura, Las Vegas) e transformaram profundamente setores como educação, mídia, lazer, cultura em geral e atividades relacionadas com turismo, eventos, gastronomia e hospitalidade.
CONTEÚDO (EMENTA):
- Introdução. Comentários sobre a crise financeira global.
- Conceitos sobre entretenimento e sua relação com a sociedade de serviços
- Os pioneiros do moderno entretenimento – aspectos históricos
- Literatura e entretenimento – vertentes da ficção científica, fantasia e terror
- Cinema e entretenimento
- Entretenimento temático e seu imaginário – dos parques aos games
- A crítica da diversão – Teoria crítica
- A crítica da diversão - Debord
- O organização econômica do entretenimento
- Pós-modernidade e hiper-modernidade
- O hedonismo contemporâneo e suas relações com o luxo, beleza e moda
- Entretenimento e cidadania – aspectos éticos
- Novas tecnologias e entretenimento
- A questão do luxo, ambiental e ética e o entretenimento
- Considerações finais.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA:
NADER, Ginha. A magia do império Disney. São Paulo: Senac, 2007.
TRIGO, Luiz Gonzaga Godoi. Entretenimento – uma crítica aberta. São Paulo: Senac, 2008
(segunda edição, atualizada e ampliada)
Bibliografia complementar:
DERLETH, D. The miths of Cthulhu. New York:
EISNER, Michael. Work in progress. New York: Random House, 1998.
GILMORE, James H. e PINE II, B. Joseph. Autenticidade. Rio de Janeiro: Elsevier, 2008.
GROVER, Ron. El toque mágico de Disney. México: Mc Graw-Hill, 1992.
HOBSBAWN, Eric. O breve século XX (1914-1991). São Paulo: Companhia das Letras,
1995.
HOUELEBEQ, Michel. Plataforma (romance). São Paulo: Record, 2002.
LIPOVESTSKY, Gilles e ROUX, Elyette. O luxo eterno. São Paulo: Companhia das Letras, 2005.
LOVECRAFT, Howard P. El horror em la literatura.
SANTORO, Fernando. Arqueologia dos prazeres. Rio de Janeiro:Objetiva, 2007.
STEWART, James B. Disney War – A guerra pelo controle da maior empresa de entretenimento do mundo. Rio de Janeiro: Ediouro, 2006.
THOMAS, Dana. Deluxe – como o luxo perdeu o brilho. Rio de Janeiro: Elsevier, 2008.
VOGEL, Harold L. Entertainment industries economy. Cambridge: Cambridge University Press, 2004.
ZIBART, Eve. The unofficial Disney Companion, New York: Macmillan Travel, 1997.
Material ilustrativo digital: DVDs, sites e material organizado pelo professor.
2 comentários:
Oi Trigo, tudo bem?
Adoro seu blog!!! E adorei ter tido essa matéria com vc!
Mas falando no blog, tem um prêmio pra vc no meu!
Bjss
http://carol05.wordpress.com
Legal Carol, obrigado pela indicação. Um abraço.
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