Obs.: estou postando de Barcelona, teclado sem acento. Sorry.
Recebi um e-mail com uma pesquisa da Global Futurebrand intitulada Country Brand Index. Ali aparece que a China, os Estados Unidos e o Brasil sao os paises que pior administram sua imagem turistica. Me contem algo novo, isso e obvio. Como um pais com a criminalidade, impunidade, servicos ruins e crise em infra-estrutura (veja o caos aereo) pode administrar bem sua imagem, a despeito de todo o esforco do Ministerio do Turismo?
A Espanha e um case de sucesso gracas a sua vontade politica, historia e competencia para jogar em um mundo globaliziado. Barcelona, por exemplo, e linda, excitante e satisfatoria. Linda pela arquitetura e planejamento urbano. Excitante pelas promessas que a atmosfera cosmopolita e bem estruturada nos traz. E satisfatoria proque cumpre essas promessas. Cumpre pela gastronomia, pela moda, pelas livrarias, galerias de arte, edificios antigos e bem conservados ou modernos e arrojados. Sem contar todo o resto que nao aguento enumerar.
Hoje (quarta-feira), por exemplo, almocei no mercado de la Boqueria, num estaurante chamado El Cochinillo Loco. Um lugar simples, cheio de estrangeiros e gente local. Comi um peixe acompanhado de legumes, papas fritas e sangria. Depois fui comprar nozes, avelas, doces e franboesas nas bancas do mercado. Dali rumei feliz para as livrarias, as ruas cheias de gente e os parques com as arvores perdendo as folhas e mudando as cores para todos os tons de amarelo avermelhado possiveis. Isso faz a imagem positiva da Espanha. Isso significa algo importante para um pais.
Claro que existem outras possibilidades, mais caras e mais baratas em Barcelona, mas o mercado e um paradigma simbolico da sociedade, haja vista a palavra que designa o mercado em varias linguas. Alias os mercados de Sao Paulo, belo Horizonte e Porto Alegre sao bons exemplos do que estou a citar.
Isso significa tambem qualidade de servico, a base do turismo e da cidadania. Sao coisas simples mas extremamente bem feitas que deixam uma pessoa satisfeita. La puta madre de la calidad depende de cultura, da vontade e da competencia.
Me diverti com os jornais discutindo o cala-boca que o Rei da Espanha deu ao Chavez. Saiu uma foto dos tres patetas latinos (Daniel Ortega, Morales e Chavez) em um jornal e um comentario sobre o novo populismo latino-americano. Ainda bem que nosso presidente ficou fora dessa babaquice. Mas ja acalmaram os animos. Afinal, a Telefonica, Santander, Banco Bilbao Vizcaya e outras empresas espanholas tem negocios com a Venezuela. E eles tem petroleo. Voltemos para a sangria de beber.
Nenhum comentário:
Postar um comentário