Essa é a asa direita de um Boeing 737-700, da Gol, em pleno voo de São Paulo à Porto Alegre. Durante a decolagem a asa também se distende para ampliar a área de sustentação, mas muito menos do que no pouso. Nessa etapa do voo a asa está com todos seus componentes recolhidos e sua complexa estrutura que também inclui tanques de combustível e o compartimento dos trens de pouso.
Ao aproximar-se do destino a aeronave começa a perder altitude e as asas iniciam seu lento processo de ampliar a área.
Isso serve para diminuir a velocidade e manter a sustentação.
Já quase no pouso, os flaps e ailerons estão posicionados em seu maior ângulo.
Imediatamente após tocar o solo os spoilers, em cima da asa, também entram em ação por alguns segundos para auxiliar a frenagem. Logo depois tudo isso se recolhe e a aeronave faz o taxiamento para o estacionamento. Uma série de sistemas elétricos (ou eletrônicos) e hidráulicos é responsável por essas operações comandadas da cabine de comando. Agora olhe de novo a primeira foto e veja a engenharia envolvida num voo, no que se refere apenas ao complexo da asa.
Um comentário:
Oi Luiz achei seu blog no google. Estou indo para o Chile pela 2ª vez daqui 3 dias e vi seus posts. Boas dicas! Parabéns! Tb tenho um blog, falo das minhas viagens e de outras amenidades, mas vi que temos uma coisa em comum: gostamos de fotografar da janela do avião. No meu blog há várias fotos assim. Rsrs! Abraço! Jacqueline
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