Foi-se o tempo em que viajar de avião era um glamour excepcional. As viagens aéreas tornaram-se banais, mais baratas e muito mais complexas e com a crise de infraestrutura no Brasil a situação é ainda pior. E note que nossa frota de jatos comerciais é de meras 300 aeronaves, nos EUA são cerca de seis mil.
A decolagem rumo a férias ou a um trabalho desafiador continua a ser uma emoção memorável, mas a qualidade dessa experiência depende de vários fatores. Uma empresa aérea econômica (low fare) tem a vantagem de ser mais barata e as desvantagens de ser menos confortável, pode ter horários não tão adequados ou usar aeroportos mais distantes. Isso depende da escolha, bolso e conveniências do passageiro.
Mas é preciso ver o que algumas empresas estão fazendo. A Webjet possui 20 aviões 737-300, alguns mais antigos. Isso não é problema, desde que a manutenção seja ótima e o conforto tazoável. O problema é que a configuração (número de assentos) dessas aeronaves é de 148 passageiros, é muito. Recentemente a empresa instalou mais quatro fileiras de assentos (era de cerca de 13o assentos) e a cabine ficou assim, com as pessoas um pouquinho mais altas terem de colocar a perna para o corredor.
Olha a minha cara de feliz. A mesa retrátil está comprimindo a minha barriguinha (não, não farei abdominais, pensarei em outras companhias aéreas).
Isso é muito desagradável e repare que não estou tão ... forte assim. Uma senhora ao meu lado, um pouco mais robusta, nem conseguiu abaixar a mesinha, comeu o amendoim com uma mão e segurou o copo com outra.
Veja o aperto desse senhor ao meu lado. Eu mesmo estava com os joelhos encostados no assento dianteiro ...
... quando o normal é viajar assim. Essa é a poltrona do Fokker 100 da Avianca, Eles chamam a aeronave de MK 28 devido ao desgaste da imagem do avião por conta dos acidentes e incidentes com a antiga frota da TAM. Bobagem, os jatos da Avianca estão ótimos e bem conservados. E muito confortáves. É mais caro, mas o passageiro deve avaliar o que prefere, especialmente em voos mais longos.
Mas a Webjet pode cuidar melhor de seus aviões. O equipamento que usei era um 737 antigo, estava meio sujo (ou não muito limpo) e relaxado. Veja o remendo com fita adesiva no armário de toalhas de papel do banheiro traseiro direito.
Quando eu olho uma coisa dessas me vem à mente um pensamento desagradável: será que remendaram mais alguma coisa que eu não posso ver? Será que algumas peças de reposição não foram recondicionadas ou fogem dos padrões?
Fotos tiradas no voo WH6748, Guarulhos/Salvador, no dia 10/08/2010.
Então qual o ideal?
Para terminar essa postagem com fotos edificantes coloquei qual o ideal para uma viagem confortável: pelo menos a classe executiva do Boeing 777 da TAM.
É um ideal delicioso, porém continua a ser bem caro. Sei que alguns consideram ideal mesmo as primeiras classes ou os jatos executivos privados, mas como sou austero me contento a Business Class e uso as vantagens da milhagem, sempre que posso, para me dar mais conforto.
Pense bem antes de economizar em conforto na sua próxima viagem.
Um comentário:
Lamentável caro amigo Trigo!
E ainda existiam indianos petulantes que reclamavam da economy class da Emirates.
Melhor nem citar a Business ou First pra não humilhar as nacionais! kkk.
A TAM pelo menos poderia melhorar um pouquinho seus padrões de comforto, não acha!?
Grande abraço!
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