Foi-se o tempo em que viajar de avião era um glamour excepcional. As viagens aéreas tornaram-se banais, mais baratas e muito mais complexas e com a crise de infraestrutura no Brasil a situação é ainda pior. E note que nossa frota de jatos comerciais é de meras 300 aeronaves, nos EUA são cerca de seis mil.
A decolagem rumo a férias ou a um trabalho desafiador continua a ser uma emoção memorável, mas a qualidade dessa experiência depende de vários fatores. Uma empresa aérea econômica (low fare) tem a vantagem de ser mais barata e as desvantagens de ser menos confortável, pode ter horários não tão adequados ou usar aeroportos mais distantes. Isso depende da escolha, bolso e conveniências do passageiro.
Mas é preciso ver o que algumas empresas estão fazendo. A Webjet possui 20 aviões 737-300, alguns mais antigos. Isso não é problema, desde que a manutenção seja ótima e o conforto tazoável. O problema é que a configuração (número de assentos) dessas aeronaves é de 148 passageiros, é muito. Recentemente a empresa instalou mais quatro fileiras de assentos (era de cerca de 13o assentos) e a cabine ficou assim, com as pessoas um pouquinho mais altas terem de colocar a perna para o corredor.
Olha a minha cara de feliz. A mesa retrátil está comprimindo a minha barriguinha (não, não farei abdominais, pensarei em outras companhias aéreas).
Isso é muito desagradável e repare que não estou tão ... forte assim. Uma senhora ao meu lado, um pouco mais robusta, nem conseguiu abaixar a mesinha, comeu o amendoim com uma mão e segurou o copo com outra.
Veja o aperto desse senhor ao meu lado. Eu mesmo estava com os joelhos encostados no assento dianteiro ...
... quando o normal é viajar assim. Essa é a poltrona do Fokker 100 da Avianca, Eles chamam a aeronave de MK 28 devido ao desgaste da imagem do avião por conta dos acidentes e incidentes com a antiga frota da TAM. Bobagem, os jatos da Avianca estão ótimos e bem conservados. E muito confortáves. É mais caro, mas o passageiro deve avaliar o que prefere, especialmente em voos mais longos.
Mas a Webjet pode cuidar melhor de seus aviões. O equipamento que usei era um 737 antigo, estava meio sujo (ou não muito limpo) e relaxado. Veja o remendo com fita adesiva no armário de toalhas de papel do banheiro traseiro direito.
Quando eu olho uma coisa dessas me vem à mente um pensamento desagradável: será que remendaram mais alguma coisa que eu não posso ver? Será que algumas peças de reposição não foram recondicionadas ou fogem dos padrões?
Fotos tiradas no voo WH6748, Guarulhos/Salvador, no dia 10/08/2010.
Então qual o ideal?
Para terminar essa postagem com fotos edificantes coloquei qual o ideal para uma viagem confortável: pelo menos a classe executiva do Boeing 777 da TAM.
É um ideal delicioso, porém continua a ser bem caro. Sei que alguns consideram ideal mesmo as primeiras classes ou os jatos executivos privados, mas como sou austero me contento a Business Class e uso as vantagens da milhagem, sempre que posso, para me dar mais conforto.
Pense bem antes de economizar em conforto na sua próxima viagem.
Lamentável caro amigo Trigo!
ResponderExcluirE ainda existiam indianos petulantes que reclamavam da economy class da Emirates.
Melhor nem citar a Business ou First pra não humilhar as nacionais! kkk.
A TAM pelo menos poderia melhorar um pouquinho seus padrões de comforto, não acha!?
Grande abraço!