Vitória quer se inserir definitivamente nos fluxos turísticos nacionais. O estado ficou um tempo isolado, teve péssimos governos no passado e não conseguiu fazer o aeroporto novo porque as verbas sumiram, mas o atual governo estadual quer aproveitar a onda de desenvolvimento e os vizinhos ricos (MG, RJ e BA) para firmar sua qualidade de serviços e hospitalidade. Acima a Ilha do Boi, com o Hotel-Escola do Senac.
Essa pequena marina está bem em frente do meu hotel (Bristol Praia do Canto) e eu a vejo de minha ampla janela.
O Salão do Turismo do Espírito Santo (eita nome bonito!) inspirou-se no do Ministério do Turismo, realizado em São Paulo. Segundo Marcus Vicente, secretário estadual de turismo, o estado fez a lição de casa para atrair visitantes, investidores, profissionais e empresários.
Sua estrutura é completa:
Área de Comercialização
Salão de Operadoras Receptivos do ES
Salão de Roteiros Turísticos Capixabas
Salão de Aventura e Ecoturismo
Vitrine Capixaba (artesanato, agricultura familiar, jóias, saber fazer, arte e gastronomia)
Encontro de Negócios em Turismo e Artesanato
Núcleo do Conhecimento
Missões Promocionais (Caravana Expotur e Press Trip Expotur)
Prêmio Região Top de Artesanato e Turismo
Encontro Capixaba de Assessores de Comunicação em Turismo
Encontro de Prefeitos, Secretários e Gestores de Turismo do ES
... e muita gente participando de palestras, seminários e discussões.
O Brasil descobriu a beleza de sua arte popular, da gastronomia, do artesanato e de suas manifestações criativas e belas...
... como essas flores de conchas marinhas.
(da esquerda) D. Odilo, Bispo (católico) entusiasta do turismo, Tânia Zapata do Ministério do Turismo, Marcus Vicente (Secretário Estadual de Turismo) e esposa.
Cores, formas e estilos expressam uma cultura rica dos artesãos...
... que possuem nome e endereço. Foi um avanço social e cultural inserir os artesãos nos salões de turismo e fazer justiça à sua arte, informando ao público seus nomes e a referência geográfica de sua arte. Isso começou com o Salão do Turismo do MTur e está sendo seguido pelas boas gestões que entenderam a importância de incluir pessoas nos processos produtivos, garantindo seus créditos e espaço para sua cultura.
E que estética sofisticada, plena ...
... e marcada pela criatividade.
Berenice (assessora da prefeitura de Serra). Tânia Omena (ABBTUR Nacional) e Maria Goretti (empresária) riem e comentam as coisas do Salão.
O evento começou hoje e vai até 21 de março, sendo aberto ao público em geral. Amanhã falarei sobre as tendências e cenários do turismo brasileiro.
Um comentário:
Eu sou Frederico Luiz quero parabenisar as pessoas que realizaram o Expotour em Vitória.
Nóis do Cyza Cia de Dança de Montanha tivemos o privilegio de poder representar a nossa cultura e mais do que tudo representar a nossa cidade Montanha...
Postar um comentário