Texto: Luiz Gonzaga Godoi Trigo, 2015.
Vivemos em tempos de intolerância, ódios e ressentimentos que se expressam pelos espaços reais ou virtuais de nossas vidas. Discussões políticas, religiosas, culturais e sociais envolvem pessoas e grupos em debates nem sempre profundos e edificantes. Isso é importante para uma criação de consciência cidadã e democrática mas todo debate deve ser inserido em um contexto amplo e baseado em fatos ou conceitos bem estabelecidos. Ser bem fundamentado, educado, atencioso e ético, tudop isso é a base de um marketing pessoal sólido.
Outra exigência importante é evitar certas atitudes que são desagradáveis e atrapalham a convivência. Abaixo apresento uma lista dessas chatices. Uma primeira versão dessa lista foi publicada, há alguns anos, no site da Hotelier News, tendo sido atualizada e editada. Mas você pode adicionar outras chatices, jequeiras e inconveniências.
Gritar com os outros...
Pequena lista de atitudes inconvenientes:
Entrar em salas VIP sem ser
credenciado ou convidado;
Abusar da hospitalidade das
pessoas em refeições, hospedagem, favores etc.;
Beber demais em festas
familiares, sociais ou corporativas;
Não se vestir adequadamente para
as diversas ocasiões;
Atender celular em reuniões,
palestras, ofícios religiosos, cinemas, teatros, shows etc.;
Ficar despachando ou escrevendo
no blackberry ou no computador durante reuniões e eventos formais onde se
espera a atenção das pessoas;
Fazer ruídos com a boca (arrotar,
chupar dentes, cochichar demais etc.) em reuniões, cerimônias e lugares
públicos;
Jogar no celular à mesa,
ignorando os colegas;
Falar demais;
Falar alto demais;
Cheiros excessivos e invasivos
(mau hálito, suor, perfume forte...);
Dirigir o carro nas faixas da esquerda em
velocidade menor à permitida;
Abrir bolsas, carteiras, gavetas,
armários ou geladeiras dos outros sem autorização;
Bater no calcanhar dos outros com
carrinho de supermercado;
Encontrar alguém que não vê a
muito tempo e exclamar: “Nossa, como você está acabado(a)!!!”. Ou na versão,
“Nossa, como você engordou!”; ou ainda "Mas como você emagreceu, está bem mesmo?"
Fazer reunião ou ajuntamento para
conversar no meio do corredor, de escadas ou em frente a portas e acessos para
algum outro lugar;
Vendedor insistente que pressiona
a gente a comprar o que não gostou ou não quer por algum motivo;
Manobrista que desregula tudo do
seu carro no estacionamento (retrovisor, banco, ajuste da direção...);
Passear com cães sem coleira ou
deixá-lo em casa sozinho, latindo e incomodando os vizinhos;
Não limpar a sujeira do
animalzinho nas ruas, praças e locais públicos;
Furar fila;
Ficar conversando ou demorar a
escolher a comida nos bufês enquanto a fila aumenta;
Mandar correntes ou mensagens
tolas (reclamações, mensagens políticas, religiosas ou particulares) pela
Internet. Bom humor é legal, desde que em volume razoável;
E-mails desnecessariamente longos
ou detalhados em excesso;
Mandar arquivos pesados pela
Internet, especialmente sem necessidade ou fora do campo profissional. Os
Correios e transportadoras continuam a transportar objetos e coisas volumosas;
Ser chato discutindo política, esporte ou religião abusadamente nas redes sociais;
Ser chato discutindo política, esporte ou religião abusadamente nas redes sociais;
Aproveitar o espaço para
perguntas em palestras para falar demais de si mesmo ou de suas ideias fazendo
quase outra palestra. O espaço é para perguntas ou comentários rápidos;
Telefonar para as pessoas em horas tardias ou muito matinais;
Oferecer de porta em porta
propaganda comercial, política ou religiosa, especialmente logo cedo e nos
finais de semana;
Propaganda feita com carros de
som pelas tranqüilas ruas de bairros à tarde, nos finais de semana e feriados;
Som extremamente alto do carro
para os outros saberem do gosto (em geral estragado) do ouvinte;
Telemarketing. Em geral o ápice
das inconveniências.
E finalmente...
Lista dos males corporativos que comprometem uma estrutura e
suas equipes:
Não são apenas as atitudes individuais que atrapalham o bom relacionamento e convivência. Instituições possuem carências e defeitos que bloqueiam ou comprometem suas operações, atividades e planejamentos. Algumas delas são:
culturas cristalizadas;
rivalidades históricas entre
facções ou pessoas;
engessamento jurídico-político e
obstruções legais ou burocráticas;
resistências à críticas, mudanças
e abertura a novas idéias;
hermenêutica cristalizada em
dogmas;
preconceitos dos mais diversos
tipos;
ignorância dos elementos
inovadores e transformadores;
estruturas hierarquizadas onde os
chefes se julgam superiores a tudo e a
todos;
cinismo, hipocrisia e arrogância;
bajulação extremada;
irresponsabilidade fundada em
relações perversas de dominação;
insegurança;
patrulhamento ideológico e
metodológico;
suscetibilidades pessoais e
profissionais;
neuroses descontroladas;
argumentos emocionais
fundamentados no medo ou na covardia.
Tudo isso traz prejuízos, desencontros, conflitos e, muitas vezes, desastres.
Vale. A empresa mais inconveniente e anti-ética de 2015.
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