sábado, 6 de dezembro de 2008

Turismo ECA USP: 35 anos


O curso da Escola de Comunicações e Artes da USP foi o primeiro curso de turismo em universidade pública no país (o primeiro de todos foi a Faculdade de Turismo do Morumbi - 1971, hoje Anhembi-Morumbi, em São Paulo). Criado em 1972, o curso começou a funcionar em 1973 e formou uma parte significativa dos pesquisadores da área no Brasil. Na sexta-feira, 5 de dezembro, houve uma comemoração íntima na ECA.



O primeiro evento acadêmico de turismo, em âmbito nacional, foi o I Ciclo Nacional Universitário de Turismo e Comunicações, promovido pela ECA em 1973. Em 1975, a ECA sediou o primeiro Congresso Nacional de Turismo (Contur) e em setembro de 1980, realizou o I Fórum Nacional de Turismo e Lazer.


O corpo docente da EACH (Escola de Artes, Ciencias e Humanidades da USP, curso de lazer e turismo) é oriundo, em boa parte, da ECA. Aliás, quem fez algum tipo de pós-graduação no Brasil, na área de Turismo, ou fez ECA ou provavelmente teve aulas com professores oriundos da velha escola. Eu mesmo, sou filho da PUC-Campinas e da Unicamp, mas minha livre docência foi na ECA. Acima os profs. JB (ECA), Ricardo Uvinha (EACH, mas doutor pela ECA) Gleice Guerra (ex-ECA), Mariana Aldrigui (EACH e ex-ECA) e Marcelo Villela (EACH e doutor pela ECA).



A super sorridentes profas. Célia Dias e Débora Braga, coordenadora do curso de Turismo da ECA.



Ricardo Uvinha, Dóris Rushmann (ex-aluna da ECA e implementadora do mestrado da Univali -SC, consultora em planejamento e gestão de turismo) e a primeira graduada da ECA: Mirian Rejowski. Ela também é foi a primeira turismóloga livre docente do país, aposentada da USP, trabalhou no mestrado da Unversidade de Caxias do Sul - RS e agora está na Universidade Anhembi-Morumbi. Mirian também implantou, na USP, a revista Turismo em Análise, hoje em edição virtual.


Profs. Kani e Reinaldo, ambos da ECA.


Profas. Gleice Guerra, Mariana Aldrigui e Regina Almeida (Geografia-USP)


Alunos e professores comemorando os 35 anos do curso, com a placa onde estão os nomes de todos alunos e alunas matriculados atualmente o curso. Estiveram ausentes na comemoração alguns professores veteranos, hoje aposentados, mas que são ícones da primeira geração de docentes: Olga Tulik, Sarah Bacal e Mário Beni.

2 comentários:

Fabio disse...

Legal a post professor!

Realmente foi legal o encontro, os alunos ficarão felizes por fazerem parte desses 35 anos.

Agora com um bom desenvolvimento (toda a experiencia acumulada em todos esses anos), temos que nos aperfeiçoar e continuar crescendo com os novos alunos que entram todos os anos!

Abraços

Ps. E foi legal falar em nome dos alunos da ECA, afinal, ter orgulho da casa onde moramos é importantíssimo!

Luiz Trigo disse...

OK Kleber, foi uma festa bem legal. Temos que jogar muito juntos (ECA e EACH) pois formamos o maior time do país (profs e alunos). Grande abraço