quarta-feira, 15 de outubro de 2008

Professors

Esperei até o final do dia 15 para escrever sobre professores. Para pensar melhor sobre isso. Sobre minha vocação.
Gosto de ensinar, porque gosto de aprender com meus interlocutores.
Gosto de ensinar, porque isso dá prazer, se for bem feito.
Gosto de ensinar, porque isso diminui a estupidez e a ignorância, inclusive a minha própria.
Gosto de ensinar, porque e a única maneira de melhorar uma civilização.
Gosto de ensinar, porque me afasta da barbárie e da insensibilidade.
Nós, educadores, temos que apoiar e, se possível, colaborar para que nossos alunos realizem os seus próprios sonhos, escolhidos por vontade e liberdade também próprias.
Uma amiga, Luzia Neide Coriolano, de Fortaleza, me mandou uma mensagem significativa dizendo que a educação nada tem a ver com pássaros em gaiolas, mas com pássaros voando livremente pelos céus. Por isso a foto da porta com o cadeado inútil porque do outro lado a fechadura está destruída. A porta é educada, pois está aberta ao mundo, deixando passar e fluir as pessoas e suas idéias, mas sem que uma queira obstruir a outra.

Deixo minha homanagem aos meus alunos e alunas que abriram suas portas e escolheram seus caminhos.

Ao que parecia um porra-louca mas era um sábio que hoje vive de artesanato na Europa com uma menina maravilhosa;
aos que se tornaram docentes e possuem um brilho nos olhos ao encontrar suas classes;
aos que abandonaram os estudos formais e foram à luta no mundo;
ao que se assumiu eterno, perante a classe e a universidade;
aos que se titularam nos diversos níveis com glórias e honras;
aos que se tornaram presidentes de companhias aéreas;
aos que se tornaram profissionais nas mais diversas empresas;
aos que mantiveram o bom humor;
àquela que encontrei num vôo, chefe de cabine, e me contou sua vida: rica, linda, corajosa e bela;
ao que escreveu no seu blog: "esse cara é meu amigo";
aos que leram meus livros - e os criticaram;
aos que não me esqueceram;
aos que eu me esqueci e me esqueceram;
aos que possuem uma esperança e por ela continuam a estudar;
aos que se tornaram sábios;
aos que reconheceram seus limites;
aos que entenderam os meus limites - ou não;
a todos e todas que sabem olhar a lua, o sol ou outras estrelas e ver mais do que astros, marcos de tempo ou símbolo e sentem, no fundo de suas existências, que são parte consciente desse universo;
a todos e todas que sabem olhar os outros seres humanos e a teia de vida neste planeta e sentem uma correspondência invadir suas mentes e sentimentos.
E, claro, que homenageio também meus colegas;
meus mestres;
e todos que me ensinaram.

"We don´t need no education
we don´t need no thought control
no dark sarcasm in the classroom
teacher leave us kids alone
hey, teacher leave us kids alone
all in all is just another brick in the wall"

Pink Floyd - The Wall

Nenhum comentário: