segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Universidade de São Paulo - João Grandino Rodas

25 de janeiro não é apenas aniversário de São Paulo. É também natalício da Universidade de São Paulo (76 anos, hoje). E neste ano o novo reitor, João Grandino Rodas, inovou promovendo a posse na belíssima Sala São Paulo.

A antiga estação ferroviária, perto da estação da Luz, em São Paulo, foi transformada em uma sala de concertos, no melhor estilo das instalações similares mundiais de alto padrão.

É um local amplo, clássico e belo.

Ideal para concertos, espetáculos solenes cerimônias solenes. A posse do novo reitor contou com a Orquestra Sinfônica da USP (fundada em 1975), regida pela maestrina Ligia Amadio. A primeira peça (Fantasia Triunfal sobre o Hino Nacional Brasileiro) teve aparticipação da pianista Eudóxia de Barros. O Coral Lírico do Theatro Municipal de São Paulo participou de várias peças. No final da cerimônia a banda Meninos do Morumbi deu um show no hall da Sala São Paulo.

Foi uma das mais solenes posses de Reitores dos últimos anos. Clássica e dinâmica, como a USP.

Autoridades federais, estaduais e municipais dos três poderes estiveram presentes...

... assim como o Conselho Universitário, docentes, funcionários e alunos.

Foi uma cerimônia quase perfeita. Os apresentadores (cerimonial) derraparam algumas vezes. Fica a lição de que o cerimonial não precisa ser "bonitinho", mas sim eficiente e que saiba pronunciar palavras mais complexas em português e nas línguas estrangeiras mais comuns.

Houve uma cerimônia ecumênica com uma Ialorixá, um Xeique, um Patriarca Budista, um Rabino, um Pastor, um Arcebispo e o Cardeal de São Paulo (os dois últimos católicos). O Rabino Michel Schlesinger arrasou no discurso. Disse que a fé sem a universidade (ciência e razão) gera fundamentalismos perigosos e que a ciência sem a fé pode gerar autoritarismos. O arcebispo de São Paulo, Dom Odilio Scherer, trouxe uma mensagem do Papa. Arrasou na hierarquia.

O Prof. Nei Fernandes de Oliveira Junior (diretor da Escola de Engenharia de Lorena, da USP), o novo reitor e o secretário do ensino superior, Carlos Vogt (ex-Reitor da Unicamp) fizeram os discursos solenes, nessa ordem.

A prof. Mariana Aldrigui, representante dos mestres no Conselho Universitário, paramentou-se e desfilou com o Colendo Conselho.

O novo reitor, João Grandino Rodas, ex-diretor da Faculdade São Francisco (Direito) da USP, com um denso currículo na área jurídica nacional e internacional, falou sobre a necessidade de mudanças, direitos e deveres públicos na Universidade. Afirmou que suas propostas só serão implementadas se houver colaboração, sinergia e compromisso por parte de toda a comunidade uspiana. São cerca de cem mil pessoas entre alunos (80 mil), professores (cinco mil) e funcionários.

Grandino Rodas recebe os símbolos da ex-reitora, Suely Vilela.

Edson Leite, Meire e Boueri, docentes da EACH. Leite e Boueri são, respectivamente, os novos vice-diretor e diretor da EACH (Escola de Artes, Ciências e Humanidades), igualmente conhecida como USP-Leste.

Mariana Aldrigui, Luiz Octávio Camargo e eu, durante o coquetel após a posse. Foi uma celebração solene, com pompa e circunstância, no melhor espírito acadêmico clássico. Que o trabalho com o ensino, a pesquisa e a extensão confirmem os bons sentimentos legados pela festa.

Nenhum comentário: