quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

EACH - USP 5 anos de idade

A Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP completa cinco anos em 27 de fevereiro. A festa foi hoje porque é a primeira transição de direção e precisa acontecer até o final de janeiro.
A unidade já tem uma história, da qual participo desde o início como professor. Conheça alguns dos principais personagens:

O atual diretor, Dante De Rose Junior (esq.) e o diretor eleito José Jorge Boueri Filho. Dante é da área de Educação Física e Boueri é arquiteto.

O Prof. Antonio Carlos Massola foi prefeito do campus da USP e coordenou as obras da EACH durante o primeiro período da implantação (2003-2004).

Andréa Pedroso é a Assistente Acadêmica, o braço direito da direção e de todos nós.

O prof. Adolpho Melphi foi o reitor que decidiu ampliar as vagas da USP, em São Paulo, tendo coragem e a competência para implantar a USP-Leste.

O Padre Ticão é um líder religioso conhecido e respeitado na zona leste de São Paulo. Liderou movimentos sociais para que a USP tivesse uma importante instalação na região. Ganhou a parada em grande estilo.

Os profs. Homero Fonseca Filho, Cristina Toledo, Myrian Krasilchik e Waldir Mantovani (primeiro vice-diretor).

Marcus Vinicius (esq.), chefe da informática ao lado do prof. Ulisses Araújo. Ulisses e sua esposa, Valéria (foto posterior) foram os responsáveis pela implantação do Ciclo Básico e da disciplina de Resolução de Problemas, duas inovações na USP.

Valéria Araújo (veja acima) e Moacyr Martucci Filho (ex-coordenador de Têxtil e Moda)

O prof. Dante (esq.) inaugurou a primeira galeria de fotos da EACH. Para não ficar só como o primeiro diretor eleito (2006-2010), colocou também as fotos de Oswaldo Massambani (diretor pro tempore (2005-2006); Carlos Reiynaldo Pimenta (coordenador Geral Adjunto do projeto) e de Jorge Mancini (presidente do Conselho Diretor do projeto).

Luiz Trigo (esq.), Ruy Alberto Altafin (pró-reitor de cultura e extensão) e Édson Leite, o novo vice-diretor da EACH e professor do curso de Lazer e Turismo.

Os felizes professores Patricia Junqueira Grandino (coordenadora do Ciclo Básico) , Jane Marques (marketing) , Ricardo Uvinha, Madalena Aulicino e Edson Leite (Lazer e Turismo).

No coquetel, profs. Carlos de Brito Pereira (curso de Têxtil e Moda) e José Renato Araújo. (coordenador do curso de Políticas Públicas)

Dante e Melphi inauguraram uma placa histórica no Centro de Convenções, com os nomes dos idealizadores do projeto e dos primeiros funcionários e professores da EACH. Dante fez história e tomou o cuidado de implantar os rituais de memória que formam o pathos de uma instituição. Como bem lembrou uma aluna, todo esse projeto destina-se à formação de pessoas e pesquisa, um grande patrimônio público que custou mais de R$ 100 milhões para ser implantado, direcionado a milhares de jovens estudantes e centenas de pesquisadores. As primeiras turmas de graduandos também formam essa história.

É uma placa com data de início e uma abertura ao futuro.


Duas graduações: oito anos
Mestrado: três anos
Doutorado: quatro anos
Livre docência: três anos

Fazer parte da história da USP: um toque fugaz de eternidade...

4 comentários:

Jaqui disse...

Trigo!!

Confesso que faz um tempo que não olho o seu blog, e tenho ultimamente investido no meu... já chegando ao 100 post...

Simplesmente amei esse post.. e me dá um friozinho na barriga, pois também faço parte da história da EACH!!! como primeira turma de Lazer e Turismo..

Acho que você, esqueceu de comentar sobre nós alunos que também faz parte da história da Universidade,né?

abraços e já com saudades da EACH

Jaqui disse...

Trigo!!

Confesso que faz um tempo que não olho o seu blog, e tenho ultimamente investido no meu... já chegando ao 100 post...

Simplesmente amei esse post.. e me dá um friozinho na barriga, pois também faço parte da história da EACH!!! como primeira turma de Lazer e Turismo..

Acho que você, esqueceu de comentar sobre nós alunos que também faz parte da história da Universidade,né?

abraços e já com saudades da EACH

Luiz Trigo disse...

Você tem razão Jaqui. Vou corrigir já já Abração

Basilio disse...

Só agora descobrir seu blog. Estou pondo link no http://gppusp.blogspot.com/ e divulgando.

Boas matérias, esta então é muito interessante sobre os 5 anos da EACH, dos quais presenciei 2.