segunda-feira, 2 de junho de 2008

Sala de aula: que espaço é esse?

Recebi hoje pelo correio um exemplar do livro Sala de aula: que espaço é esse? Organizado pelo Prof. Régis de Morais, o livro teve a primeira edição lançada em 1988. Nele publiquei o primeiro texto em livro na minha vida (já tinha publicado em jornal). O livro foi organizado para sediar textos de 11 professores da PUC-Campinas, Unicamp etc. O Régis era meu professor de filosofia, gostava do que eu escrevia e pediu que eu fizesse uma análise da escola, como aluno. Escrevi o capítulo Salas de aulas contando minha experiência no Colégio Coração de Jesus, onde cursei o ensino fundamental; sobre o Culto à Ciência, também de Campinas, onde fiz o antigo ginásio e depois o técnico de turismo (junto com o Senac). E ainda falei sobre a universidade.
Comecei citando Pink Floyd "we don´t need no education...". Conto os traumas, as farras e as delícias da escola e lá pelo final escrevo que "na letra de Pink Floyd temos exatamente o que não se quer em uma escola: controle mental, textos medíocres, aulas expositivas com restrições à participação dos alunos, sarcasmos dos educadores que se julgam superiores..."
Daí me dei conta que o livro completa 20 anos e está na 21ª edição (Campinas: ed. Papirus). A cada edição a editora me manda um exemplar. Fiquei surpreso e feliz com a longevidade do texto. Reli e não mudaria uma vírgula.
"... just, another brick in the wall"

Um comentário:

Ana Paula disse...

Oi Trigo!!! Eeeeeeeeeeeeeeeeeei... fiquei curiosa!!! Vende um dos exemplares anteriores a 2008??? Sério!
Beijo!