segunda-feira, 5 de maio de 2008

A sociedade pós-industrial ... 10 anos!

Meu livro A sociedade pós-industrial e o profissional em turismo completa dez anos. Foram sete edições pela editora Papirus, de Campinas.
O livro é a minha tese de doutorado (Filosofia da Educação, Unicamp, 1996) adaptada para o mercado editorial, quer dizer, sem tabelas e outras coisas chatinhas que uma tese precisa ter.

Foi uma delícia escrever esse texto. Fiz o doutorado entre 1993 e 1996 e passei os últimos dois anos no Grande Hotel São Pedro, do Senac, em Águas de São Pedro, onde escrevi a maior parte da tese na tranquilidade das águas. Morava em Campinas uma parte da semana, pois dava aulas na PUC-Campinas, e a outra parte ficava em Águas. Trabalhava bastante implantando a faculdade no Hotel-Escola, mas também tinha todas as mordomias do hotel.
Defendi a tese em 1 de outubro de 1996, no salão de defesas da Faculdade de Educação da Unicamp. Banca boa e braba: Nelson Carvalho Marcellino, Constança Marcondes César, Newton Aquiles von Zuben, Janete ... (droga, esqueci) e o meu super-orientador Régis de Moraes. Passei com nota máxima. Lembro que fomos comemorar com um almoço em Barão Grealdo, num restaurante de frutos do mar que não existe mais.
Aí a minha amiga Margarita Barretto aceitou o texto para a Coleção Turismo, da ed. Papirus. Me ajudou a editar, deu palpites mil, aconselhou e finalmente, em 1998, lançamos a criatura. O lançamento foi no bar do Rubem Alves, em Campinas, mas houve lançamentos também em São Paulo e em alguns lugares do Brasil.
O livro não será re-editado. Livros também morrem, ainda mais depois de todas as mudanças nacionais e globais da última década. Não é um livro perene e sim um texto que pretendeu analisar determinado período histórico. Depois que ele se esgotar ficará nas bibliotecas e sebos da vida. Mas outro livro o substituirá, em breve. Aliás, o Análises regionais e globais do turismo brasileiro (2005) e Entretenimento - uma crítica aberta (2003), em parte o substituem.
Fica aqui meu contentamento pelos dez anos e sete edições deste livro que tanto significou na minha vida pessoal e acadêmica.


Nenhum comentário: