segunda-feira, 12 de maio de 2008

Expo Tur ES 2008 - Parte II



A festa continuou animada. Teve desde fórum de tuurismo até encontro de secretários municipais, feira gastronômica e premiação dos destaques de 2007 em um bem regado coquetel.
Dei minha palestra sobre Ética e Turismo no dia 10, sábado, depois de comer uma moqueca de siri desfiado no Pirão, muito bem acompanhado da turma capixaba ligada à universidade e às empresas públicas e privadas.
Dois destaques sociais importantíssimos: O Prof. Anderson Pereira Portuguez, atuante no estado e de nome nacional, coordenou uma mesa onde a Profa. Marilia Gomes Ghizzi Godoy (Universidade São Marcos - SP) falou sobre as sociedades indígenas e o turismo. O Sr. Leonardo Ventura falou sobre as comunidades quilombolas e o turismo, ele mesmo atuante em sua comunidade. Leonardo citou o apoio do Centro Universitário São Camilo, de Cachoeiro do Itapemirim (ES), que deu bolsas de estudos universitárias para mais de 30 pessoas e agradeceu o Prof. Wellington Correia, coordenador da instituição. Parabéns à São Camilo por essa ação efetiva e eficaz de ação social. O prof. Tiago Carzetta, empresário e diretor da Abrat-GLS (São Paulo), falou sobre o público GLS, a importância do mercado e da sociedade entenderem esse nicho social e mercadológico.
Outro ponto importante é o projeto Pinte nas rotas do turismo do Espírito Santo. Realizado por Márcia Lins rosas e Míriam Rosas Mangueira, o projeto foi lançado em meio de 2006 e propõe a união do lúdico, da arte e das imagens para ensinar às crianças e jovens sobre as rotas do estado. Elas criaram uns toteiros ilustrados em preto e branco (62cm X 42cm) para serem coloridos. São lindos e de muito bom gosto. A criançada diverte-se colorindo o imaginário de sua região preferida.
Destaque também para o excelente trabalho que o estado faz no projeto Caminhos do Futuro, sob responsabilidade do Ministério do Turismo em parceria com o Núcleo de Lazer e Turismo da USP. Veja http://www.caminhosdofuturo.com.br/
Em suma, o estado está a caminho de estruturar seu turismo de uma maneira sólida e consistente.
Destaque para a ABAV/ES e Win Central de Eventos que organizaram o evento. Viajo muito pelo país e poucas vezes vejo um serviço de organização, acompanhamento dos palestrantes e dos participantes tão eficiente e hospitaleiro. Parabéns pela competência e seriedade.

Nenhum comentário: