quarta-feira, 10 de novembro de 2010

EACH - USP: novos mestrados na área de Humanas

Ao final do sexto ano de implementação, a Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (USP-Leste para os insiders), recebeu seus presentes de Natal mais cedo. Ontem, dia 9 (terça-feira), a CAPES publicou a lista das novas autorizações para cursos de mestrado e doutorado.

Veja  a lista completa dos novos cursos, em todo o Brasil, no link:

http://www.capes.gov.br/images/stories/download/avaliacao/Resultado_122_ReuniaoCTC_APCN.pdf


A EACH já possuía dois mestrados na área de ciências exatas: Sistemas de Informação e Sistemas Complexos. Desde ontem temos mais três mestrados na área de Ciências Humanas:

Estudos Culturais


Têxtil e Moda


Mudança Social e Participação Política


Nosso país possui recantos e sutilezas em meio ao cotidiano urbano e rural que precisam ser descobertos ou melhor compreendidos. Sociedade, artes e cultura são vertentes preciosas de nosso mundo e estudos interdisciplinares podem ajudar a entender e transformar nosso meio. Essa é uma das metas do mestrado em Estudos Culturais.


Essa  foto foi tirada na EACH, umas duas semanas atrás, durante a discussão do grupo de Estudos Culturais, onde estou  credenciado. Essa é parte da minha turma, um grupo de 25 pesquisadores e pesquisadoras, todo mundo ansioso para começar 2011 e recepcionar nossos primeiros mestrandos.


Aí estão os profs. Menna Barreto (esq.) e Carlos Gonçalves, o vice-coordenador do projeto.

Jefferson Agostini Mello, especialista em literatura, foi o coordenador do projeto e acompanhou seu encaminhamento por todas as instâncias da USP e depois, na CAPES. Os profs. Alexandre Panosso, Valéria Magalhães e Madalena Pedroso, do curso de Lazer e Turismo, também estão no mestrado de Estudos Culturais. 


Temos o mundo pela frente. Pretendemos analisar as culturas, viagens, artes e outras experiências instigantes do ser humano. Interessou? Precisamos de excelentes pesquisadores iniciantes nessa nova jornada. Vamos aos detalhes:

Mestrado em Estudos Culturais na EACH-USP


Início: 2011
Seleção de candidatos(as): provavelmente em fevereiro de 2011
Seleção composta por: prova escrita, proficiência em língua estrangeira e entrevista
Maiores informações (em breve) no site:  www.each.usp.br 


As fotos externas? A primeira é a capela do Colégio Santo Agostinho, na Aclimação, São Paulo; a última é o Hotel Europa, à beira dos canais de Amsterdam, ao anoitecer...

Obs. Os detalhes oficiais serão publicados exclusivamente no site da EACH-USP. Essa postagem é meramente informativa e as datas e conteúdos acima informados podem ser alterados sem aviso prévio.

3 comentários:

Elaine Cuencas disse...

Maravilha!!!
Parabéns a vocês que conseguiram um espaço a mais de pesquisa e criatividade!

Itzá disse...

Que legal!!!! Escrevo desde Puerto Rico no Caribe e gostaría ter mais informações sobre este programa e se tem vagas para candidatos estrangeiros? Obrigada e boa sorte!

Alex F Correa disse...

Parabéns! Estamos construindo o III Encontro de Estudos Culturais em São Luís/MA, entre 16 e 18 de Novembro (2011). Gostaríamos de contar com a presença de vcs, para nos apresentarem o Programa e suas ideias. Como podemos estabelecer contato?
Em tempo: o email da página do Programa na Internet não está disponível. Saudações!