quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Ministério do Turismo na EACH-USP

Na quarta-feira, 3 de novembro, a USP recebeu visita do Ministério do Turismo (MTur) e os alunos do curso de Lazer e Turismo da EACH (USP-Leste para os insiders) lotaram um dos auditórios do Centro de Convenções. 


A profa. Mariana Aldrigui convidou profissionais do MTur para dar uma palestra e levou seus alunos,  assim como os profs. Sidnei e Rita que, com suas classes, também curtiram o evento. Resultado: sala lotada.


As meninas (da esq.): Ju, secretária do MTur; profa. Mariana Aldrigui (EACH-USP), Regina Cavalcante (MTur) e Tânia Brizola (ex-MTur e atual Instituto Marca Brasil).


A Regina é diretora do Departamento de Qualificação e Certificação e de Produção  Associada ao Turismo, da Secretaria Nacional de Programas de Desenvolvimento do Turismo, do MTur. Ela falou sobre essa produção que é associada ao turismo no sentido de dar mais valor às localidades, pessoas e estilos de vida. A definição está acima (para ampliar, clique na foto).


Em vésperas de grandes eventos globais a moçada está muito atenta às novidades e informações que podem trazer oportunidades de estágios, empregos e, claro, diversão, afinal para que a gente trabalha?


Regina falou sobre o Brasil, sua cultura, a necessidade de se organizar serviços e produtos de forma articulada e estratégica e disse que a Copa do Mundo é um evento privado organizado pela e para a FIFA. Se quisermos os dividendos da festa temos que organizar muito bem nossas atividades, marketing e operações turísticas. Ganha com a Copa o país que melhor se organizar e aproveitar a imensa onda de divulgação global que o país recebe com o mega-evento. 


Boa parte do trabalho da Regina e sua equipe tem a ver com a valorização das pessoas, dos trabalhos locais e das culturas regionais: manifestações culturais, produção agroindustrial, gemas e jóias, artesanato e culinária típica. Viajar e aproveitar tudo isso é um pacote completo de experiências e sensações. 



Todo mundo prestou atenção, anotou e fez perguntas sobre o futuro do turismo no Brasil. Claro que perguntei para a Regina se a Dilma pretende mexer no Ministério do Turismo. Ela disse que o Ministério se mantém, evidentemente, mas não tem a menor idéia se o atual ministro Luiz Barreto fica no cargo ou se haverá mudanças de pessoas. Aliás, a própria Dilma disse na TV que ainda não há nomes. Aguardemos.


Essa é o guia de produtos associados ao turismo, uma publicação feita pelo MTur, Sebrae e Instituto Cultural e Educacional do Paraguaçu. São 88 páginas com delícias e belezas de 15 estados brasileiros. Se quiser navegar pelo acervo mais completo divirta-se no www.fazeresdobrasil.com.br e descubra um país ainda mais fascinante e instigante.

Foi a segunda vez em menos de dois meses que recebemos visita ministerial. A primeira foi de Jaderson Alencar, da Embratur, em nossa V Jornada de Lazer e Turismo e Ciência da Atividade Física. 

Nenhum comentário: