domingo, 28 de novembro de 2010

Rua Padre Chagas, Porto Alegre (RS)

Toda cidade possui ruas ou bairros especiais, que se destacam de alguma forma na paisagem urbana e marcam a cultura de uma classe social ou de uma época.


Em Porto Alegre, a rua Padre Chagas é conhecida como a Calçada da Fama. Está no bairro Moinhos de Vento, um dos bairros chics e descolados da cidade.


A rua começa ao lado do parque do Departamento de Águas e Esgotos da cidade e percorre uns poucos quarteirões até  shopping Moinhos de Vento, ao lado do hotel Sheraton e uma quadra acima do "parcão", outra área verde onde as pessoas passeiam e fazem esportes.


É uma rua com lojas de roupas, decorações, artigos gastronômicos, prédios residenciais e comerciais, restaurantes, pubs e bares temáticos, recantos discretos ou suntuosos e espaços para as pessoas andarem nas calçadas ou se sentarem em bancos ou mesinhas charmosas para conversar, tomar um café, um chopp ou  para verem e serem vistas e fotografadas enquanto relaxam...


A área ao redor da rua é muito arborizada e cercada de prédios residenciais clássicos e bem construídos. A torre rosada e azul ao centro é o hotel Sheraton.


Nas ruazinhas adjacentes há casarões bem conservados que abrigam escritórios, restaurantes e até residências que sobreviveram à verticalização local.

Esse é um delicioso endereço...


... onde guloseimas nacionais e importadas são oferecidas para todos os gostos e bolsos...


... e nessa época de final de ano tem os berries nacionais, como amoras, mirtilos e morangos.


O setor de líquidos inebriantes é bem estruturado ...


... e lembra as casas européias onde funcionários circunspectos e atenciosos orientam os clientes nos aspectos hedonistas da gastronomia.


Alguns restaurantes expõe o cardápio nas calçadas. Esse (Orquestra de Panelas) fica em um primeiro andar, num conjunto clássico de casas, com ambiente aconchegante e comidas memoráveis.


Pode-se sentar à sombra das árvores frondosas e ver o mundo passar, olhar os outros, ouvir conversas e desfrutar outras delícias do ócio especulativo.


Recantos modestos em tamanho oferecem sabores deliciosos, como essa sorveteria, duas portinhas sempre lotadas de gente.

A rua termina no Sheraton, o hotel mais sofisticado da capital gaúcha, o que não impede que outros hotéis menos estrelados também sejam, ao seu jeito, confortáveis e com serviços dignos.


O contraste entre o novo e o mais clássico permeia os arredores de Moinhos de Vento e da Padre Chagas.


As ruas são movimentadas e muitas vezes há congestionamentos, mas as calçadas são sempre passarelas tranquilas onde caminhar é um desfile existencial por entre olhares, jardins e edifícios que formam um cenário para os humanos exercitarem suas vaidades e suscetibilidades metropolitanas.


Uma vista do bairro, um lugar clássico da capital gaúcha. A cidade se esparrama ao redor, entre lombas (colinas), vales e o lago Guaíba.


Até a vista do aeroporto Salgado Filho é linda ao mostrar Porto Alegre em seus melhores ângulos, mas sem esgotar os mistérios e outras delícias que existem na área central e em outros bairros menos glamurosos porém tão instigantes quanto as zonas ricas e famosas. São todos lugares para se flanar, caminhar sem rumo, olhar sem pressa e sentir a vida tomar seus rumos estranhos e reconfortantes....

Nenhum comentário: