sexta-feira, 20 de março de 2009

Luiz Trigo - Os melhores momentos em 50 anos (5)

Vintage - Continuando as postagens comemorativas do meu primeiro cinquentenário (1959-2009), a foto acima foi tirada em 18 de fevereiro de 1976, em uma casa de shows no Rio de Janeiro. Eu, com 16 aninhos, uma mulata e meu pai, que na época morava em Teresópolis (RJ).


Algo que marcou minha vida foi o mundo Disney. Aprendi a ler, com cinco anos de idade, nos gibis do Tio Patinhas, Pato Donald e Mickey que minha mãe comprava e me ensinava (ela era professora de História). A foto acima é de 1995, foi a apresentação oficial de Afonso Braga, presidente da representação da Disney no Brasil. Na época eu era diretor da área de Hotelaria e Turismo do SENAC-SP e tínhamos um acordo educacional com a Disney. Fui várias vezes aos parques Disney (Los Angeles, Orlando e Paris), escrevi textos a respeito, minha tese de livre docência, sobre Entretenimento, tem partes sobre a empresa e a Ginha Nader me dedicou um capítulo em seu livro A magia do Império Disney (São Paulo: Senac).


A equipe que foi comigo à Orlando (1998) conhecer os detalhes e bastidores de Walt Disney World para elaborar as apostilas de um curso que o Senac-SP e a Disney organizaram e ofereceram em São Paulo para agentes de viagens guias e interessados: Andrea Kogan (professora de inglês), eu, Patricia (hoje no Grande Hotel São Pedro, SP), Marcio (professor de História), Beatriz (ainda no Senac-SP) e André Posada (hoje no FOHB, em São Paulo).

Patrícia e eu num dos barcos nas lagoas do parque. Lembro que eu tinha regressado de um congresso da AIEST, no Marrocos, tive um desarranjo intestinal absurdo em São Paulo e logo depois fui para Orlando com a turma. Não estava nos meus melhores dias mas me diverti e aprendi muito. Ver as passarelas de serviços, as salas operacionais e o esquema do trabalho Disney equivale a uma psicanálise dos sonhos de fada.



Este foi o primeiro evento em que apresentei trabalho (sobre as tendências do turismo na década de 1990). Era meu terceiro ano como professor na PUC-Campinas e ao meu redor estão os alunos da época. À minha esquerda está Sandra Rigatto, hoje professora de turismo em Itu (SP).


Meus primos em meu apartamento de Campinas. Era carnaval (2000?). Atrás: Augustus, Ana Maria, Celso, Raquel e Rafael. Agachados: eu e Carina. São primos ligados ao irmão do meu avô materno, ou seja, de segundo grau, mas convivemos bastante. A camiseta que eu usava foi comprada em Candem Town, Londres e usei por muitos carnavais.

Lançamento conjunto de livros (2000): à esquerda, Maria Angela Bissoli lançava Planejamento Turístico; eu, Viagem na Memória; e Marília Ansarah, Turismo de Segmentos. Não lembro onde foi o evento, mas deve ter sido em um congresso. A Maria Ângela foi quem de convidou para prestar um concurso na PUC-Campinas e com a Marília escrevi vários textos em parceria. Ambas são grandes amigas aliás almocei com Ângela hoje e falei por telefone com Marília.

Dia dos Pais (2001) na casa do meu primo Amilcar. Acima: Amilcar, Amilton, Amauri e eu. Abaixo meu tio Juvenal (pai deles) e meu pai, Lima Trigo. Tenho seis primos irmãos maternos: esses três em Campinas e duas em São Paulo.

Montreal, Canadá, outubro de 1994. Á esquerda está José Ruy (eu estou sentado, com gravata vermelha). Foi em um Congresso Panamericano de Escolas de Hotelaria e Turismo - CONPEHT. Nesse congresso José Ruy me conheceu melhor e, na volta, convidou-me para coordenar a unidade educacional do Grande Hotel São Pedro (do SENAC-SP) e implementar o primeiro curso superior. Fiquei dez anos no Senac, de janeiro de 1995 até 2oo4, quando fui para a EACH-USP.

Templo de Delphos, Grécia, lugar dedicado a Apolo. Fevereiro de 1986. Foi minha primeira viagem à Europa. Já estive mais duas vezes em Delphos (1995 e 2003), o lugar mais sagrado da Antiguidade Clássica, e na ilha de Delos, onde Apolo nasceu (estive em 2007). A Grécia é um desses lugares especiais para mim e que superou as expectativas todas as vezes que lá estive.


Janeiro de 1998. Grande Hotel São Pedro, Hotel-Escola do Senac (Águas de São Pedro, SP). Da esquerda: Almir Reis (colunista do jornal Correio Popular, de Campinas), Zani (ex-gerente geral, já falecido), Moraes (foi gerente por um bom tempo), José Pedrazzoli Jr. (amigo e compadre), Ingrid (amiga e comadre) e eu, de cara boa na festa. Morei dois anos no hotel, antes de ir para São Paulo dirigir a área de Hotelaria, Gastronomia e Turismo do Senac-SP. Viver em um hotel foi uma experiência deliciosa. Coordenei a implantação dos cursos superiores, assisti a construção dos novos prédios da escola e montei a biblioteca. Fiz muitas amizades, participava das festas e dos bares, assim como da vida social da cidade (missas, entrevistas no rádio, passeios).

Maio de 2007. Caxias do Sul (RS). Foi durante um Congresso Brasileiro de Turismo. Tenho vários amigos e amigas no RS e aí estamos, em turma, festejando depois de um almoço regado a vinho e picanha: Mariana Aldrigui (USP), Marília Ansarah (Unip SP), Norma Moesch (PUC-RS e Unifra), Mirian Rejovski (USP e UAM), eu, Susana Gastal (UCS-RS) e Guilherme Lohmann, que hoje está na Universidade do Havaí.

E para terminar, outra vintage: Semana Santa de 1978. Eu era guia rodoviário da Rochatur Campinas, cujo dono e amigo era o Saudoso José Carlos Rocha Vieira. Eu acabara de passar no vestibular da ECA-USP e estava carequinha (que nem hoje). Estou agachado, de óculos e camisa branca. A foto foi tirada em frente à agência, um pouco antes de embarcarmos no ônibus de turismo para Foz do Iguassu (PR).

2 comentários:

Andréa disse...

Querido,
Como a gente era criancinha em 1998, né? A Paty, a Bia e eu todas de sainha curta... aquela coisa toda...
Bjs
Andréa

Anônimo disse...

Aquela festinha a fantasia eu queria ter estado junto rs,nem lembro pq não fui..,acho que foi uma fase meio rebelde minha rs