quarta-feira, 18 de março de 2009

Fórum Panrotas 2009 (2)

Direto do Fórum Panrotas.

Acima: ponto de posicionamento, no fundo do salão, para gravação das palestras. 

Noticiário completo e fotos no site: www.panrotas.com.br 

Hoje de manhã teve a palestra de Oscar Motomura, da Amana-Key. Acompanho a instituição desde a década de 1990, quando lançaram no Basil o livro Megatrends 2000. Motomura falou sobre a permanente necessidade de mudanças, de pensar diferente e ter uma visão mais profunda e integral da realidade, superando as obviedades econômicas. O que ele inovou foi mostrar um filme com dois brasileiros humildes, Zumbi e Zé Celeste, que são líderes em suas comunidades - Cubatão (SP) e Tutóia (MA), respectivamente - e mostrar como são éticos, empreendedores e invadores, quebrando paradigmas de que só os ricos, escolados e descolados sabem fazer algo útil na vida.
Ele falou da felicidade e da realização pessoal, da necessidade de diálogo e consenso, de comunicação entre pessoas e departamentos de uma empresa ou governo.

Janine Pires, presidente da Embratur, comentou que as pessoas adoram no Brasil:

Estilo de vida dos brasileiros;

natureza;

e a modernidade e cultura do país.

Disse que as ferramentas de promoção internacional devem ser interligadas e não podem se restringir apenas a feiras. Para cada país há uma promoção específica e acordo com perfil do país e esse perfil deve ser traçado com auxílio de pesquisas de demanda periódicas e bem estruturadas. As perguntas chave são:
O que os diferencia de outros países?
Quais as condições básicas que precisamos ter e desenvolver, hoje e amanhã?
Como inovamos?
Como atraímos os visitantes com nossa comunicação?
Onde está nossa alma? Essa é uma questão subjetiva mas fundamental, fruto de várias elucubrações históricas, sociológicas e literárias e que interessa a marketing turístico.

A Embratur continua a orientar-se pelos cinco segmentos definidos no Plano Aquarela: Sol e Praia; Ecoturismo e aventura; Cultura; Esportes; e Negócios, eventos e incentivo.
Depois da crise de 2001, temos a de 2009. Quais as medidas, além das que foram nomeadas ontem pelo ministro Luiz Barreto, para minimizar seus efeitos?
1. Redução de custos;
2. Ofensiva mundial de redução de preços;
3. Comunicação eficiente de nossas atrações;
4. Cooperação entre setores públicos e privados;
5. Mais vendas e marketing de destinos orientados em contexto de crise.

O Fórum terminou com a realeza: o Rei Pelé deu uma entrevista ao vivo para William Waac, por uns 45 minutos. Foi um prazer assistir ao vivo um dos mitos contemporâneos, o único brasileiro conhecido - literalmente - no mundo todo. 

Bronca, que não tem nada a ver com o Fórum:

Ontem a mídia noticiou que o governo de São Paulo, através da Secretaria de Educação, distribuiu apostilas de geografia para alunos de escolas públicas estaduais com erros absurdos nos mapas da América do Sul, que já valeu críticas dos países vizinhos, e com toda a razão. Os internautas brasileiros que replicavam notícias (falsas, por sinal) de um atlas norte-americano que colocava a Amazônia como propriedade dos EUA, podem agora, por favor, reclamar devidamente dessa falta de competência e seriedade do material didático geográfico paulista. É uma evidente falta de revisão básica, fruto de relaxo e insensibilidade para com a educação e a cultura. Isso sim, afeta nossa imagem de forma negativa no exterior, ainda mais com a vizinhança.

2 comentários:

Dôglas disse...

Trigolino,

Compartilhando com minha "senhoira" nossa conversa, refleti sobre a importância de ter conversas francas e diretas com as pessoas.
É uma coisa linda MESMO ser professor, uma responsabilidade enorme. Um desafio- e não é vocábulo da boca pra fora.
Espero ter sido claro e poder colaborar para que se torne um profissional e professor ainda melhor do que você já é.
Espero também não ter encanado você ou causado má impressão. Como disse, minha opinião não deve ser parâmetro pra nada. Mas saiba que agradeço mesmo assim, a oportunidade de expor de forma livre minhas opiniões e pensamentos.

Linda declaração de amor à nossa colação de grau. Não sei que sabor esse evento tem a um professor, mas aos graduandos - pelo menos pra mim - é gostinho de vitória.

Precisamos comprar nossos (seus) vinhos no Brás.
Abração,
Douglas

Luiz Trigo disse...

uspCaro Douglas,

Foi uma ótima conversa mesmo, sem nenhuma encanação e claro que sua posição é parâmetro e foi de grande ajuda no processo de conhecimento mútuo. Sobre a colação de grau, o gostinho para os profs é exatamente o mesmo, o de uma vitória. Compartilhada. Grande abraço e iremos aos vinhos.