terça-feira, 30 de setembro de 2008

Teoria do Turismo

Com 73 conceitos bem discutidos e dividido em seis partes, o novo livro de Alexandre Panosso Netto (EACH/USP) e Guilherme Lohmann (ex-EACH/USP e agora na Universidade do Havaí) traz uma ampla teia teórica articulada e atualizada sobre o turismo, no Brasil e nos principais centros de pesquisa ocidentais.
O livro foi publicado pela Aleph, uma editora que continua a acreditar na área, apóia diretamente os eventos acadêmicos e investe nesta nova fase da configuração da pesquisa e produção teórica do turismo no Brasil. Sem contar que a Aleph também arrasa numa área deliciosa que é a ficção cientifica. Ler Phillip Dick, por exemplo, em sua bem cuidadas traduções é outra deliciosa viagem.
A viagem teórica de Lohmann e Panosso, analisando autores, conceitos e métodos, faz seis paradas ao longo das quase quinhentas páginas:

Teorias, sistemas e modelos
Conceitos
Disciplinas
O turista
Intermediação, distribuição e viagens
O destino turístico

Resultado de pesquisa ao longo de alguns anos, o texto traz aos estudantes, docentes, pesquisadores e profissionais material para consulta e ampliação de seus horizontes teóricos. Tive o prazer, juntamente com o colega Marcelo Vilela, de fazer a revisão técnica do livro.

Boa leitura.

Um comentário:

Gui Lohmann disse...

Trigão,
obrigado pelos comentários que você faz do nosso livro no seu blog, que aliás eu vou adicionar nos Meus Favoritos, pois há muita coisa bacana rolando por aqui.
Um super abraço com aloha do Hawaii! Estamos te esperando por aqui.
Gui Lohmann