segunda-feira, 21 de julho de 2008

Mudança da biblioteca

Esta semana me mudo mais uma vez. De um apartamento para outro em São Paulo (aquele das fotos de uma postagem anterior). Fiquei nove anos na rua Maria Antonia, uma delícia. Agora, novas paragens.
A fase mais radical da mudança é que cerca de 80% da minha biblioteca vai de Campinas para Sampa. São livros, documentos, mapas, fotos, folhetos, cadernos, histórias em quadrinhos, papéis diversos, hemeroteca, pequenos enfeites inúteis e belos.
Mudar a biblioteca significa rever o que lá está armazenado, selecionar, reorganizar, encaixotar e desencaixotar tudo. É um revolteio na memória. Com direito a surpresas por encontrar coisas absolutamente esquecidas ao longo dos anos, ou coisas que se pensava perdidas nos labirintos de papel e de estantes. Tenho preciosidades: os primeiros números da Seleções no Brasil (1942), a Veja número 1 (1968) e a extinta revista Realidade número 1 (1966). Tenho as edições históricas da extinta revista Manchete da morte de Kennedy (1963), da renúncia de Nixon (1974), da chegada do homem à Lua (1969). O guia oficial do primeiro Rock in Rio (1985) que eu não fui porque estava à bordo do Funchal. Tenho a revista super-especial dos festejos inaugurais do novo estádio do Guarani Futebol Clube de Campinas, em 1953.
Como eu tenho tudo isso se não sou tão velho assim? Mamãe era professora de história e comprava. Eu guardei. As primeiras Seleções foram presente do tio Juvenal Godoy. Tenho livros de literatura, turismo, história, política, gestão, qualidade, quadrinhos e textos eróticos.
De vez em quando eu distribuo livros. Em 2003, doei várias caixas para a biblioteca da PUC-Campinas. Este ano doei uns 300 livros para a USP-Leste e meus alunos de Lazer e Turismo, além de alguns exemplares para uns primos que adoram ler ( Roberto e o Clebinho). Livro tem que circular, andar de mão em mão. Claro que as preciosidades não saem de casa. Tem livro que merece nossos ciúmes e apegos.
Agora é organizar tudo de novo em Sampa. Antes das aulas de agosto.

2 comentários:

Ana Paula disse...

E na imensidão da sua biblioteca tem exemplares antigos do Guia 4 Rodas Brasil? Abre para consulta, para o meu projeto? Bj, boa sorte na mudança! Se precisar de ajuda, grita.

Dôglas disse...

Como não sou tão velho assim e tenho tudo assim? Cê não engana mais ninguém não, tiozinho... Vem com essa desculpinha que a mamãe era professora de história. Trigo: se tiver uns quadrinhos dos X-Men antigos cê me empresta?

Boa mudança,
Douglas