sexta-feira, 12 de março de 2010

Portugal - INVTUR Aveiro (2)

Aveiro é uma cidade hospitaleira, bonita e com ótimos preços. A comida, baseada em frutos do mar, peixes é excelente.

Seus canais e ruas históricas são limpos e muito agradáveis para se flanar a qualquer hora do dia ou da noite. O point é a Praça do Peixe, no centroo da cidade, com bares e restaurantes descolados.


O congresso foi um momento especial de encontro entre portugueses, brasileiros, espanhóis, mexicanos, italianos, ingleses e outras nacionalidades. O público brasileiro é o segundo em número (cerca de 25), contando com muitos estudantes que fazem doutorado nas várias universidades do país. Finalmente os estudantes e professores de turismo brasileiros descobriram que é fundamental uma abertura às idéias do mundo e os contatos com os parceiros internacionais. É o velho e manjado glocal (GLOcal ideias, loCAL context). Acima a professora Mirian Rejowski, feliz da vida assistindo as palestras.


O amigo mexicano Marcellino Castillo Nechar e Alexandre Panosso (os últimos à esquerda)em uma das sessões de debates e exposição.

Os plenários e sessões de debates sempre lotados e com participações intensivas.

O inglês John Tribe é uma das personalidades globais do turismo acadêmico e fez uma das palestras. Ele é da Universidade de Surrey e já esteve várias vezes no Brasil. Detentor de uma das redes mais significativas de pesquisadores e autores (Annals of Tourism Research) possui um ótimo humor e tem especial apreço pelos brasileiros.

A noite é marcada pela gastronomia luzitana. Aí estáo prato de enguias que comemos. É a época do peixe, difícil de ser criado em cativeiro e de sabor instigantemente delicioso.


O almoço é em um dos salões do campus da Universidade de Abeiro. Sempre um bufê, digamos, generoso e que brinda a gula com o que ela tem de melhor: satisfação.

Nada como uma universidade européia: vinho nas refeições e à vontade. É ótimo para fazer um warm up antes das participações.

Outra personalidade intternacional, Jafer Jafari (à esquerda, ao lado do Panosso), agora vivendo no Algarve. Jafari já esteve conosco na USP-Leste e ficou em São Paulo por uns quatro dias.

Se for a Aveiro vá a esse restaurante (O Telheiro), Praça do Peixe. Lá comemos enguias, arroz de robalo, bacalhau, picanha, acompanhados de jarras de vinho da casa. Voltaremos hoje à noite para nos despedir em grande estilo.

Temos encontro marcado com nossas amiguinhas enguias que hoje à noite estarão em nosso prato. O box do mercado onde elas foram fotografadas fica bem em frente ao restaurante O Telheiro e o canal marítimo é bem ao lado. Fresch and slow food.

Essa foto foi hoje de manhã. Agora estou na sala de computadores e vou para minha sessão do congresso onde ffalarei sobre História do Turismo no Brasil. Depois eu conto.











Um comentário:

Zé Roberto disse...

Não sei se vc acessou seu Facebook, mas tinha lhe dado a dica de O Telheiro, em Aveiros. Ainda bem que a dica é válida, Um grande abraço e bon apetit!
zeroberto