segunda-feira, 8 de março de 2010

Portugal - Os familiares

Entre o seminário em Coimbra e o congresso em Aveiro há um belo final de semana.

No domingo, com um clima meio enfarruscado, apanhei o comboio no Cais do Sodré e fui na direção de Cascais pela segunda vez (no sábado para lá fui almoçar com um grande amigo dos tempos da Abreu Brasil, o Artur Abreu) até a estação de Oeiras.

A ponte 25 de Abril é majestosa e o céu trai um inverno que não quer ir embora.

Em Oeiras tenho algumas preciosidades como minha jovem e bela prima Beatriz...

... e sua irmã, tão jovem e formosa, Vitória, que aí aparece a me fazer uma dedicatória num livro que me foi ofertado como meu primeiro presente de aniversário.


Almoçamos num restaurante indu-nepalense em Oeiras e depois fomos andar na marina da cidade vendo o Tejo e imaginando a história que nos legou a civilização e a cultura européias.


Meu primo, Gabriel, está em Portugal a mais de vinte anos e na sua adolescência, no Brasil, éramos como irmãos. Ele trabalha numa editora de livros (sempre os livros) de arte e tem um grupo musical de chorinho e outras especialidades. Vocês podem ver seus vídeos no youtube (Gabriel Godoi).


O país esteve sempre voltado ao mar...

... não é gratuita a belíssima "Ode marítima" que Fernando Pessoa escreveu com seu coração em sonhos.

Aí está uma parte da família que não vejo tanto quanto queria, mas que quando nos encontramos é uma festa para a existência.

É bom rever os genes e o sangue aparentado que cresce belo e forte do outro lado do Atlântico.

Beatriz e Ale, sua mãe, uma de cada lado do meu coração. Deixo aqui o agradecimento pelo carinho e hospitalidade com que eles sempre me receberam todas as vezes em que tive o prazer de visitá-los em Portugal. Das outras vezes resta o telefone e a internet, com mensagens que a Ale sempre me retorna com muito gosto e sabor. No sábado à noite e no domingo matamos um pouco das saudades transatlânticas.











3 comentários:

Daniel Godoi disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Alessandra Godoi disse...

[Bia]

Achei muito bom entrar no seu blog, gostei muito de poder te rever , beijos Bia

[Vitória]

Oi Tio :) Tudo o que passou no Brazil no último ano e agora em Portugal (sábado e domingo) foram para reviver lembranças Familiares que não temos todos os dias.Espero que no sábado{dia 13 de março} volte para não se ir embora sem se despedir de nós!! Já tenho saudades...
Beijos. Vi [11-03-2010]

[Alê]

Fico feliz pelo Carinho que tem conosco e espero poder te rever muitas vezes. Escreva sempre e pode ter a certeza que responderei.
Adorei as fotos.Beijos Alê

P.S:.Dê um grande beijo com muitas saudades de nós para todos e um para você também Maria Clara.

Alessandra Godoi disse...
Este comentário foi removido pelo autor.