quinta-feira, 18 de março de 2010

ExpoTur - Vitória, ES 2010

Estou em Vitória, ES, no 6º Salão de Turismo e 1º Salão do Artesanato do Espírito Santo. Sexta-feira divido uma mesa com Márcio Nascimento, diretor de marketing do Ministério do Turismo, onde falaremos sobre as tendências atuais, Copa do Mundo etc.


Vitória quer se inserir definitivamente nos fluxos turísticos nacionais. O estado ficou um tempo isolado, teve péssimos governos no passado e não conseguiu fazer o aeroporto novo porque as verbas sumiram, mas o atual governo estadual quer aproveitar a onda de desenvolvimento e os vizinhos ricos (MG, RJ e BA) para firmar sua qualidade de serviços e hospitalidade. Acima a Ilha do Boi, com o Hotel-Escola do Senac.

Essa pequena marina está bem em frente do meu hotel (Bristol Praia do Canto) e eu a vejo de minha ampla janela.
O Salão do Turismo do Espírito Santo (eita nome bonito!) inspirou-se no do Ministério do Turismo, realizado em São Paulo. Segundo Marcus Vicente, secretário estadual de turismo, o estado fez a lição de casa para atrair visitantes, investidores, profissionais e empresários.

Sua estrutura é completa:

Área de Comercialização
Salão de Operadoras Receptivos do ES
Salão de Roteiros Turísticos Capixabas
Salão de Aventura e Ecoturismo
Vitrine Capixaba (artesanato, agricultura familiar, jóias, saber fazer, arte e gastronomia)
Encontro de Negócios em Turismo e Artesanato
Núcleo do Conhecimento
Missões Promocionais (Caravana Expotur e Press Trip Expotur)
Prêmio Região Top de Artesanato e Turismo
Encontro Capixaba de Assessores de Comunicação em Turismo
Encontro de Prefeitos, Secretários e Gestores de Turismo do ES


E tem comida e bebida regional...

... e muita gente participando de palestras, seminários e discussões.
O Brasil descobriu a beleza de sua arte popular, da gastronomia, do artesanato e de suas manifestações criativas e belas...
... como essas flores de conchas marinhas.

(da esquerda) D. Odilo, Bispo (católico) entusiasta do turismo, Tânia Zapata do Ministério do Turismo, Marcus Vicente (Secretário Estadual de Turismo) e esposa.
Cores, formas e estilos expressam uma cultura rica dos artesãos...

... que possuem nome e endereço. Foi um avanço social e cultural inserir os artesãos nos salões de turismo e fazer justiça à sua arte, informando ao público seus nomes e a referência geográfica de sua arte. Isso começou com o Salão do Turismo do MTur e está sendo seguido pelas boas gestões que entenderam a importância de incluir pessoas nos processos produtivos, garantindo seus créditos e espaço para sua cultura.


E que estética sofisticada, plena ...
... e marcada pela criatividade.
Berenice (assessora da prefeitura de Serra). Tânia Omena (ABBTUR Nacional) e Maria Goretti (empresária) riem e comentam as coisas do Salão.


O evento começou hoje e vai até 21 de março, sendo aberto ao público em geral. Amanhã falarei sobre as tendências e cenários do turismo brasileiro.

Um comentário:

Frederico luiz disse...

Eu sou Frederico Luiz quero parabenisar as pessoas que realizaram o Expotour em Vitória.
Nóis do Cyza Cia de Dança de Montanha tivemos o privilegio de poder representar a nossa cultura e mais do que tudo representar a nossa cidade Montanha...