sexta-feira, 3 de julho de 2009

4º Salão do Turismo - São Paulo


O Brasil tem várias faces possíveis. Faces humanas, de gente que já foi analisada por Gilberto Freire, Darcy Ribeiro, Ariano Suassuna, Roberto da Matta...

... e dezenas de escritores, sociólogos, antropólogos e artistas.

Mas as faces reais e presentes são as mais impressionantes por nos fitar nos olhos. Espelhos que ajudam a entender nossa terra, saberes e fazeres.

44 mestres artesãos dos 27 estados foram mostrar no Salão do Turismo sua visão e interpretação do mundo.

Feira de Roteiros Turísticos, Comercialização, Vitrine Brasil (moda, gastronomia, artes e artesanato, jóias, agricultura familiar), Núcleo do Conhecimento, Rodada de Negócios, Missões Promocionais, tudo isso faz parte do fenômeno do turismo e esteve a mostra em São Paulo de 1 a 5 de julho, no Anhembi.

Foi um show real e virtual. Um espetáculo para mídias que focaram o presente, o passado e o futuro do turismo nacional, finalmente exposto em um cenário privilegiado que valoriza, como se deve, nosso país, suas atrações e a imensa teia profissional organizada para mostrar a terra e povo.

As professoras Andrea Kogan e Mariana Aldrigui andaram, falaram, contataram, criticaram...

Aqui está parte do grupo da UFSC - SEaD (Universidade ederal de Santa Catarina - Secretaria de Educação a Distância) que organiza e veicula os cursos do Ministério do Turismo. São Delmar Gularte, Julia Damasio e Jonatan Jumes. O próximo será Formação de Gestores das Políticas Públicas de Turismo, já fechado e com a lista de alunos(as) confirmados. Para saber mais consulte o site: http://www.sead.ufsc.br/wp-turismo/

A ciência e a tecnologia são fundamentais, mas as artes e artesanato são sublimes e tudo forma a cultura e a civilização.

Dar forma ao imaginário. O artesão constrói o mundo pelas suas mãos e idéias.

A sessão de abertura do Núcleo do Conhecimento contou com o Ministro Luiz Barrettto e toda a turma.
Marcus Vinícius Barili Alves (Gerente da editora Senac-SP) e Artur Bosisio (Senac Nacional) receberam em grande estilo no coquetel organizado pela Confederação Nacional do Comércio com serviço descolado do Grande Hotel São Pedro (SP). O Senac São Paulo lançará em breve a versão brasileira do livro The Professional Chef, do Culinaty Institute of America e um calhamaço de duas mil páginas (traduzido do francês) sobre hospitalidade, com abertura feita por Luiz Octávio de Lima Camargo. Aguardem, ainda em 2009.

Mariana Aldrigui (USP), Wantuyr Tartari (presidente da ABBTUR-MS) e Marcelo Vilela (USP e presidente da ABBTUR-SP) trocam impressões e coisas da vida pelos corredores.

O povo do turismo ligado ao mercado, educação, política, imprensa, sociedade, agregados, insiders e outsiders foram ver e ser vistos em uma das maiores mostras nacionais de turismo, agora com foco na Copa do mundo de 2014 e nas novas tendências que surgem quase que a cada ano.

***** Falando em novidades do turismo, agende:

Lançamento do livro Cenários do turismo Brasileiro (São Paulo: Aleph, 2009)

Autores: Alexandre Panosso Netto e Luiz Gonzaga Godoi Trigo.

Dia 27 de agosto (quinta-feira)

A partir das 19h00

Livraria Martins Fontes da Avenida Paulista (perto da Av. Brigadeiro Luis Antonio)

Todos e todas estão convidados.

Um comentário:

Andréa disse...

Eba!!
Adorei as fotos.....
E boa viagem!

Beijos