terça-feira, 21 de julho de 2009

Thailand experience


Postado em Phuket, Thailand (teclado sem acento)


O sudeste asiatico possui uma riqueza cultural plural e profunda. Antes de os europeus chegarem, no seculo XVI, os chineses, arabes, persas e hindus ja viviam e comercializavam na area, que posteriormente adquiriu as influencias europeias pelo colonialismo e, atualmente, sofre a influencia das vertentes norte-americanas, mas ja no caldo da globalizacao. A regiao mantem suas raizes culturais e as religioes. O budismo, hinduismo, islamismo e ate o cristianismo sao marcantes no cotidiano. A modernidade explode. A foto acima e do aeroporto de Kuala Lumpur, de onde voamos para Bangkok. Um trem moderno chega ate o aeroporto e o check in para algumas empresas (a nossa era a Malaysian Airline) e feito na estacao ferroviaria no centro e a bagagem despachada (como Hong Kong). O aeroporto e um dos melhores do mundo, ao lado dos aeroportos de Cingapura, Dubai e Amsterdam.


Ja a Tailandia e um mundo exotico, delicado, colorido e delicioso. A gente aprende a ter bom humor e paciencia no cotidiano tailandes. O pais sofreu grandes influencias ocidentais mas mantem seu estilo de vida, o povo e calmo e bem legal. O que mais se ouve nas ruas e: para onde voce vai? de onde voce vem? E depois vem a oferta de massage, taxi, roupas, mulheres etc. Mas e divertido.



Bangkok nao e tao bonita quanto Singapore, Kuala Lumpur ou Hong Kong porem tem tesouros como templos imensos e bem cuidados, gastronomia exuberante e hoteis descolados. E um pais barato (podendo ser caro se o interesse for curtir o luxo). mas da para viver muito confortavelmente com pouco dinheiro. Uma cerveja custa um dolar e uma comida decente uns 300 baths (5 dolares). Uma lagosta ja custa uns 80 dolares ou mais.


Nao da para nao ver os taxis de Bangkok.


O transito e ruim e nas horas do rush e igual a Sao Paulo com chuva. O ideal e o metro e o trem aereo, que passa a uns seis andares de altura, sobre um imenso elevado de concreto. Em 2010. o aeroporto da cidade tera um trem elevado ate o centro para facilitar a vda dos viajantes.


Os arredores das grandes cidades possuem paisagens tropicais que lembram a America do Sul. O diferencial sao os templos com cores fortes, em geral budistas.

Voamos para a ilha de Phuket e ficamos na praia de Patong. Aqui estamos, eu, Edmur (centro) e Uvinha, curtindo a noite agitadissima da cidade. Terei comentarios especiais sobre a farra que existe na Tailandia em um proximo blog (Alexandre Leonarde tirou a foto).


A vista do trem aereo de Bangkok, com as ruas e casas simples que cercam o elevado ferroviario.

Esta estatua do Buda deitado esta em uma caverna, perto da baia de Phang-Nga, ao norte da ilha. O budismo e uma filosofia de vida que tem como metas a iluminacao e a ascese pessoal rumo a paz e ao bem estar consigo, com os outros e com o mundo. A Tailandia e um bom generico do Nirvana.





Nenhum comentário: