domingo, 1 de fevereiro de 2009

Formação de gestores das políticas públicas de turismo

Quase no final de dezembro Alexandre Panosso e eu fomos a Florianópolis tratar dos últimos detalhes do texto-base que escrevemos especialmente para o curso a distância para gestores de políticas públicas de turismo. O curso está sendo oferecido pelo Ministério do Turismo e pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) através de sua Secretaria de Ensino a Distância - SEAD e será realizado entre abril e maio deste ano (datas exatas a serem confirmadas)

Este será o segundo curso pois o primeiro foi sobre regionalização do turismo e foi encerrado com sucesso. A SEAD-UFSC possui um prédio próprio exclusivo para ensino a distância, com equipe de profissionais especializados, equipamentos e experiência de dez anos na área. 

Cursos a distância exigem disciplina e organização do(a) aluno(a), material didático bem preparado; tutoria e acompanhamento por telefone, TV ou internet; e tecnologia apropriada. 

Preparamos um texto analisando a realidade do turismo nacional e os cenários prováveis depois da atual crise econômico-financeira. Colocamos muitos exemplos, conceitos, dados históricos, exemplos e informações sobre políticas de turismo, tudo de maneira bem didática e pensando no prazer de aprender sobre esse tema.

Independentemente da crise, há planos nas áreas de lazer e turismo por parte de governos municipais, estaduais e o mega-planejamento para a Copa do Mundo, em 2014 no Brasil. Como todas as crises, essa também é passageira, isso significa que daqui a dois anos, mais ou menos, as economias globais voltarão a crescer e o turismo voltará a bombar, como já aconteceu várias vezes no passado. 

Somos três autores: Alexandre Panosso Netto, Francisco José e eu. Facisco é especialista em orçamento e licitações e escreveu a parte que ensina o caminho burocrático e legal para acessar dinheiro para investimentos na área, sempre junto a governos ou parceiros (empresas, ONGs, instituições) envolvidos em projetos públicos. 

Acima a foto de uma das últimas versóes do texto-base que será oferecido aos participantes inscritos.

Quanto ao público em geral, não se preocupem que Panosso e eu  estamos preparando um novo livro sobre cenários e tendências do turismo brasileiro, a ser lançado ainda este semestre pela editora Aleph. Terá textos sobre temas que foram atualizados e temas inéditos na área. Claro que este blog dará a noticia em primeira mão por ocasião do lançamento. 

O curso será gratuito e terá quatro mil vagas destinadas preferencialmente a quem está envolvido, direta ou indiretamente, na área. Para maiores informações e incrição é só acessar os sites abaixo. 




Um comentário:

Prof.Francisco Correia disse...

Prezado Prof.Trigo, estou aguardando a aprovação da minha inscrição nesse Curso....foi um prazer saber que voce faz parte da equipe....um grande abraço...