sábado, 26 de abril de 2008

Feira da AVIESP: prazer e ação

Nesse final de semana houve a 31ª edição da feira da Aviesp (Associação dos Agentes de Viagem do Interior de SP), no hotel Monte Real em Águas de Lindóia. Acompanho a Aviesp desde seu início. O saudoso presidente, José Carlos Rocha Vieira, era um grande amigo. Vivi minha carreira de turismo, desde os tempos da Abreutur, passando pelo Senac e PUC-Campinas, até os dias atuais da USP, cercado pelos companheiros de turismo e hotelaria de São Paulo e interior.
Foram anos de trabalho, estudo, festas, risadas, farras, churrascos, baladas, viagens e um agito inesquecível. Visitar a feira, em seu novo período, foi reviver um passsado divertidíssimo e vislumbrar o que vem por aí, nos próximos anos.
O turismo e o setor de serviços é extremamente dinâmico. Eu frequento o trade para não perder o contato com a realidade do mercado, fundamental para a ciência e as pesquisas. Meu mercado. Meu trade. Vejo antigos alunos e alunas trabalhando e se destacando. Antigos colegas envelhecendo comigo. Gente nova surgindo e enfrentando antigos e novos desafios. Sinto o tesão da área percorrer minhas veias. Está nos genes. Meu DNA tem turning around point, over, dead line, packages, milhagem ilimitada e up grade constante. Diziam que turismo é uma cachaça. É, mas das boas, do interior de Minas Gerais, acompanhada de um bufê pantagruélico e cerveja gelada.
Alguns mais velhos dizem que os tempos mudaram. Claro que sim. Vivemos um outro século. O passado serve para dar risadas e deixar algumas experiências e conhecimento acumulado. O bom é o presente e melhor ainda é vislumbrar o futuro.
Foi bom ver meu povo. Olhar aquela gente toda carregada de folhetos, cartazes, posters e tabelas, falando, gritando, sorrindo e olhando o espaço colorido da feira. É bom olhar os jurássicos e se identificar com aquele couro duro, garrras fortes e mentes frescas. É bom falar com os filhos e filhas de antigos colegas, que eu vi crescer e hoje interagem em grande stilo com o mundo. É bom olhar o William Périco, velho amigo da Abreutur e de festas engraçadíssima, e vê-lo como o novo presidente da Aviesp. É bom estar vivo e participar da happy hour no fim do dia, mais um dia no mundo de viagens e turismo onde a palavra tesão (no seu sentido mais amplo, de prazer) é mais que um conceito, é um estilo de vida.

Nenhum comentário: