quinta-feira, 3 de abril de 2008

EIGTUR V - O final

Uma das palestras interessante sdo congresso em Ouro Preto foi de Larry Dwyer. Ele é da Universidade de New South Wales (Austrália) e falou sobre tendências influentes no turismo e destinos emergentes.

Novos destinos: China, Vietnam, Índia. Oriente médio e norte da África. Europa oriental e América Latina.

Disse que enquanto o Brasil exigir visto, cobrar pelo visto e ser burocrático nas embaixadas e consulados, será difícil atrair mais turistas estrangeiros para nosso país. Concordo plenamente. E a reciprocidade? Bobagem. Eles tem motivos para exigir vistos dos brasileiros, nós não temos porque exigir vistos de canadenses, norte-americanos, australianos etc. Quem perde somos nós, mas é difícil fazer com que as pessoa entendam isso no Brasil. Disse também que segurança, epidemias e maus serviços são altamente prejudiciais ao turismo. Hummm, e a epidemia de dengue no Rio, hein? Sobra para todo o país.

Falou das mudanças, novas tecnologias, que não há uma única tendência dominante, experiências, da discrepância entre tecnologias e métodos de gestão arcaicos. Em suma: evitar falhas e carências estratégicas.

Muito bom.

Nenhum comentário: