sexta-feira, 10 de junho de 2011

Sequenciamento de pouso em Congonhas, São Paulo

Semana passada voltando de Porto Alegre fotografei o processo de pouso em São Paulo. Preste bem atenção na oitava foto, onde há um prédio com uma seta em cima.
Nesse pouso, o avião aproximou-se pelo oeste, ...


... portanto, dos lados das rodovias Bandeirantes e Anhaguera. Aí está um trecho do rodoanel.


Na área há muitas indústrias e galpões.


Aí está a região da marginal Tietê onde ela se encontra com a marginal Pinheiros.


Já na marginal Pinheiros, reta de aproximação final da pista de do aeroporto de Congonhas, do lado direito da aeronave fica a região do parque Villa Lobos e seu complexo de edifícios residenciais e comerciais.


A Cidade Universitária, o campus Butantã da USP, vendo-se os prédios do CRUSP (Conjunto Residencial da USP), o complexo da reitoria (à direita), e mais acima os prédios da história e geografia, das ciências sociais, letras ...


Aqui o complexo esportivo da USP. Dá para ver as áreas verdes e as longas avenidas do campus, é um verdadeiro bairro de São Paulo.


O Joquei Club em sua imponência e vastidão. Imagine como os incorporadores imobiliários vêem essa imensa área, livre e plana, de contornos arborizados.


Essa é a foto. Lembra daquele prédio de alto luxo, construído irregularmente vários metros acima do permitido (por causa do aeroporto) e que ficou embargado um tempão? É esse edifício com uma seta em cima. Não apenas ele ficou pronto mas construíram DOIS outros prédios mais altos do que ele (à esquerda). Pela foto você vê a altitude na qual os jatos se aproximam de Congonhas. Das duas uma: ou a interdição do prédio foi uma palhaçada irresponsável porque seria desnecessária, haja vista a construção de dois outros prédios; ou então o dinheiro falou mais alto e conquistou o direito de alterar o código urbano e a legislação concernente à segurança aérea. Alguém sabe a resposta?


Área de Moema, já na aproximação final, passando bem pertinho dos prédios. Por isso Congonhas é conhecido como um "porta-aviões" ancorado no meio da cidade.


Chegando na pista...


... e tocando o solo. Fim da viagem.

Um comentário:

Victor Hugo Costa disse...

Olá Trigo!
Acho que nem eu tenho tantas fotos de pousos e decolagens quanto você!!!! kkkkkk
Quanto ao prédio da foto, acredito que ambas opções acabam sendo palhaçada!
Um grande abraço.