domingo, 5 de junho de 2011

Homofobia - um dos crimes contra a humanidade


O Centro Cultural da Caixa Econômica Federal, em São Paulo, está com uma exposição ...


... importante em termos de cidadania e cultura.


É uma exposição com fotos de homens homossexuais (com o rosto coberto para que não sejam reconhecidos pelas autoridades de seus países), depoimentos e legislação sobre a sexualidade em seus países.


As lutas pelos direitos civis das mulheres, imigrantes, negros, homossexuais e outras minorias já possui algumas décadas, mas a opressão e o  preconceito ainda são uma brutal realidade em muitos países. No caso da homossexualidade, a criminalização do ato ocorre em vários países islâmicos e africanos mas o que espanta é que em várias ilhas do Caribe e na própria América do Sul (Guiana), lugares muito próximos ao Brasil e vários deles destinos turísticos, ainda impera a ignorância e o obscurantismo em termos de direitos humanos. Reproduzo a realidade de alguns países focados na mostra. As fotos foram feitas com autorização da monitoria da Caixa, exceto os rostos para evitar a exposição de pessoas que, mesmo com a face coberta, poderiam ser reconhecidas de alguma maneira por seus algozes, em seus próprios países. Clique na foto para aumentá-las e facilitar a leitura. 



























































Ainda falta muito para esses países atingirem um nível de liberdade e respeito pelas diferenças em um nível mais humano e digno.


No Brasil, apesar dos eventuais retrocessos , a luta pelos direitos dos diversos grupos sexuais, étnicos, culturais e sociais está um pouco mais avançada, mas ainda há muito para conquistar. A foto acima mostra policiais se fotografando na Parada LGBT de 2010, em Sampa. É isso que se deseja, a normalização e a inserção na vida social e cidadã dos diversos grupos humanos, pois isso favorece a democracia, o pluralismo a sociedade como um todo ganha com isso. É importante que os reacionários religiosos e/ou políticos sejam confrontados com o discurso maior e mais amplo das liberdades individuais e entendam que um país democrático depende de consensos que são conseguidos por lutas constantes de conscientização e educação. Para se atingir o nível de festa pública e livre, como na foto abaixo (Parada LGBT 2010, em São Paulo), muitas pessoas se sacrificaram e sofreram pressões ou retaliações. 

Serviço: de 21 de maio a 17 de julho de 2011
              de terça-feira a domingo
              das 09h00 às 21h00
               Local: na antiga sede da Caixa Econômica Federal na, Praça da Sé, em São Paulo.

Site:  http://www.caixacultural.com.br/html/main.html

Nenhum comentário: