segunda-feira, 20 de junho de 2011

Elsevier lança inovadora coleção de turismo

Temos novidades no campo editorial em turismo. A editora Elsevier (grupo internacional que comprou a editora brasileira Campus) reconheceu que o mercado editorial brasileiro em turismo precisava de investimentos em novos títulos mas que, por outro lado, possui características definidas e exigências específicas que precisam ser respeitadas.


Eduardo Sanovicz foi presidente da Embratur durante o governo Lula e agora está na equipe de professores da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP onde é nosso colega. Sanovicz também presta consultoria da Reed Exhibitions, braço internacional de eventos do grupo ligado à Elsevier. Com toda sua experiência, contatos e habilidades, Sanovicz percebeu que havia uma equipe disposta a repensar os livros sobre viagens, turismo e hospitalidade no país.


Foi quando entrou na história André Wollf, Gerente Editorial da Elsevier em São Paulo. Em uma reunião no segundo semestre de 2010, nos foi mostrado o seguinte quadro: o público brasileiro quer livros com conteúdo bem elaborado e profundo, mas que também privilegie a realidade do nosso país. Como a Elsevier possui contratos com os mais representativos nomes internacionais, tivemos a idéia de não apenas traduzir alguns textos contemporâneos de alta qualidade e referências obrigatórias em suas áreas, mas de re-escrever partes inteiras utilizando  exemplos e métodos brasileiros, eliminando o que não nos interessava ou era muito específico em alguns países e com uma linguagem técnica e científica direcionada aos nossos desafios e cenários. Foi então pensada uma coleção de livros especialmente adaptados e direcionados ao Brasil, co-escritos por autoridades nacionais que são referências em suas áreas de atuação. Assim nascia a idéia da Coleção Eduardo Sanovicz de Turismo que hoje (20/06/2011) teve sua uíltima reunião antes do lançamento dos livros que serão no Salão do Turismo, em São Paulo, no dia 15 de julho. 


Aí estão André Wollf, Ricardo Uvinha (EACH-USP) e Eduardo Sanovicz (EACH-USP e Reed Exhibitions) ...


... Vanessa Martin (Universidade Anhembi-Morumbi) e eu, Luiz Trigo, na reunião que deu forma aos últimos preparativos antes do lançamento de quatro (talvez cinco) livros de uma vez no Salão do Turismo.


Essa é a capa do livro Turismo contemporâneo que re-escrevi, juntamente com Chris Cooper e Michael Hall. Os outros três livros, também realizados em parceria com autores internacionais, são de Ricardo Uvinha, responsável pelo livro Turismo de aventura; Vanessa Martin, sobre Eventos: planejamento, organização e mercados; Ana Paula Spolon sobre Administração de pequenos negócios de hospitalidade. Estão programados os livros Turismo e cidades, de Mariana Aldrigui; Empreendedorismo, de Marcelo Vilela; e Alimentos e bebidas, de José Roberto Yasoshima. Há também um livro sobre Meio ambiente, sendo organizado por Reinaldo Teles e um livro sobre agências de viagens, sendo re-estruturado por Débora Cordeiro Braga (ECA-USP), que já publicou pela Elsevier. 

Para ver todos os títulos que a Elsevier possui sobre turismo:



Para saber os lançamentos de todas as editoras no Salão do Turismo 2011, em São Paulo, no Anhembi, visite o link:

http://www.turismo.gov.br/export/sites/default/turismo/noticias/todas_noticias/Noticias_download/Programaxo_Lanxamento_Livros_6x_Salxo_do_Turismo_FINAL.pdf



Aqui entre nós, entre a concepção do projeto e o seu lançamento menos de um ano se passou, todos os envolvidos cumpriram seus cronogramas. A Elsevier investe no mercado nacional agregando autores(as) brasileiros(as) e respeitando as características desse imenso país que hoje exige estudos específicos de seus cenários e possibilidades. Reunir autores nacionais e estrangeiros em obras adaptadas e direcionadas ao Brasil mostra a importância do nosso país e a responsabilidade que temos para com a pesquisa e a educação em viagens, turismo e hospitalidade. De todos esses autores e autoras vários são turismólogos (Marcelo, Mariana, Débora, eu) e outros são das áreas de hotelaria, lazer ou gestão de eventos. São todos altamente especializados e comprometidos com seus campos de ação. 

Infelizmente não estarei no lançamento, pois embarco esta semana para o Reino Unido, onde participarei de um congresso na Universidade de Surrey e depois farei vários contatos (e curtirei minha sagradas férias) pela Espanha e Holanda. Contarei tudo o blog.

Um outro detalhe, em julho sairá outro livro de minha autoria, de outra área, Existencialismo - um enfoque cultural. Esse foi um projeto que levou quase três anos e representa uma vertente de estudos filosóficos que marcou minha juventude: o existencialismo. O livro sairá pela coleção Filosofia da editora IBPEX, de Curitiba (PR). Deixo para vocês a capa e a contracapa, em primeura mão. Vendas só no final de julho pelo site da editora. 

Até algum dia, em plena viagem.













Nenhum comentário: