segunda-feira, 23 de maio de 2011

David Airey na EACH-USP

O curso de Lazer e Turismo da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP recebeu nessa segunda-feira o pesquisador da Universidade de Surrey (Reino Unido), David Airey, para a conferência de abertura de nosso evento.


Airey trabalha junto a John Tribe (editor da Annals of Tourism Research) e à uma equipe altamente especializada em pesquisas direcionadas ao turismo. Ele veio especialmente para abrir ...


... esse evento que se propõe a ser um espaço de reflexão para a formação profissional na área.


Como sempre, os alunos e alunas voluntários da EACH garantiram o apoio aos serviços essenciais do evento.


A Profa. Dra. Marília Ansarah (UNIP) deu uma oficina sobre legislação da educação superior; a outra oficina foi sobre mapas conceituais, oferecida por um colega da EACH.



O crepúsculo outonal foi um espetáculo à parte ...


... enquanto mostrávamos o campus para o David. Aí estão professores (as): Mariana Aldrigui, Karina Solha, Eduardo Sanowicz e David Airey.


O chef e doutor José Roberto Yasoshima, ofereceu alguns petiscos em sua cozinha pedagógica. Aí ele prepara a tapioca.


Teve também caldinho de feijão, cuscuz paulista e guaraná (Antárctica, claro).


Conversa na cozinha (da direita): Sanovicz, Airey, Mariana, Marília, Yasoshima e eu.


Depois foi a hora da conferência, para poucos e bons que foram ao Centro de Convenções da EACH ouvir o estado da arte sobre a formação de turismo na Europa e no mundo.


Jorge (esquerda) foi o competente e agradável tradutor de Airey que, of course, falou em inglês.


O Prof. Dr. Marcelo Vilela, principal organizador do evento, estava feliz da vida e se refestelou na palestra.


Foi um momento de reflexão sobre as possibilidades, dificuldades e o futuro de nossa área de atuação.

No evento revi minha ex-aluna da PUC-Campinas, Patrícia Martins, que está da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul e me levou seu livro (escrito com Eliana Lamberti) intitulado Reexportação e turismo de compras na fronteira (Pelotas: UFPEL, 2010). Também estiveram presentes profissionais do Senac São Paulo, da Universidade Federal Fluminense, UNESP Rosana e amigos de São Paulo. Na terça-feira o evento continua.

Um comentário:

Loco Sapiens disse...

Interessante intercâmbio , trazendo experiências da Inglaterra para uma ótica brasileira , transformando o global em local . Evento fundamental para formação do profissional da área de lazer e turismo . Que venham os próximos convidados internacionais !