sábado, 30 de outubro de 2010

Café com turismo na Bahia


Na sexta-feira, 29 de outubro, aconteceu o quinto Café com Turismo em Salvador, Bahia, promovido pelo Salvador Convention Bureau e Sebrae. Tive a honra de ser convidado como palestrante e voltei à terra da feliciade. O evento foi no hotel Pestana, onde estou com Lívia (esq.) do Sebrae BA e com Izabela, do hotel Pestana.


É um encontro matinal onde os convidados falam sobre algum tema e depois os participantes perguntam, comentam, discordam ou dão sugestões. 


Falei sobre inovação e turismo, comentando os desafios, oportunidades e novos cenários para nossa área e para o mundo em geral. Dei exemplos da Tailândia, Singapura, Malásia, Chile, do espaço (Virgin Galactic) e, claro, do Brasil. Os pontos fortes do debate foram as comissões para os agentes de viagens; a gestão do sistema aéreo nacional que ainda hoje, no Brasil é feita pelos militares, o que para mim é um atraso; o decréscimo dos cursos superiores de turismo no país; e a situação da Bahia perante o turismo nacional  e internacional.


O evento foi no hotel Pestana Bahia, antigo Meridien. A rede portuguesa fez uma série de reformas quando assumiu  o antigo prédio. O fato de ser uma torre coberta por mármore e vidro, em frente ao mar, exige um trabalho constante de limpeza e conservação devido à maresia. Os gradis de metal dos apartamentos foram trocados por madeira, os carpetes retirados dos apartamentos e as áreas comuns repaginadas, como o bar do lobby, acima.


O restaurante principal possui uma ilha com frios, quentes e sobremesas, ...


... uma ilha de pães e uma outra ilha com pratos quentes feitos na hora, na sexta-feira eram almôndegas. Um destaque para o ótimo atendimento humano que a rede Pestana propicia aos seus hóspedes e clientes.


O salão de refeições possui a vantagem competitiva cênica de estar pairando acima do mar ...


... em uma ponta rochosa cercada por um jardim de gramíneas, cactos e muita tranquilidade. 

O Pestana Bahia, Sebrae BA e Salvador Convention and Visitors Bureau proporcionaram um profícuo dia de debates e reflexões sobre turismo, hospitalidade e a importância da Bahia para o setor.

Nenhum comentário: