terça-feira, 17 de agosto de 2010

Salvador - a view from the top

Fotos: Luiz G.G. Trigo
Obs. Para ampliar as fotos e ver os detalhes, clique na imagem.

O Hotel Pestana Bahia (antigo Meridién) é uma torre de 23 andares (com pé direito nos quatro primeiros andares bem alto), localizada no Rio Vermelho, em frente ao mar,

Do alto os arredores apresentam-se sob um ponto de vista privilegiado.

Logo ao lado (norte) está o conjunto hoteleiro da Accor composto pelo Mercure e pelo Íbis.

E bem abaixo as piscinas e parte das casas do Pestana Bahia Lodge, um local mais sofisticado e exclusivo, só superado pelo Pestana Convento do Carmo, um charmoso hotel instalado em um antigo mosteiro católico, no Pelourinho.

Dos jardins no 23º andar tem-se essa vista do lado sul, onde concentra-se a maior parte da península onde Salvador se espraia.

O pequeno jardim possui uma estética tropical cuidadosamente produzida...

... inserida tranquila e preguiçosamente nos cenários que se precipitam pelas amuradas verdejantes.

Este é o hotel Golden Tulip (antigo Blue Tree), aos pés do Pestana, do outro lado do morro.

Das janelas dos salões do topo do Pestana vê-se as águas azuis do oceano com navios passando ao longe, saídos de um poema de Fernando Pessoa ou daquelas fotos marinhas de portos distantes...

A pequena piscina do hotel é cercada de pedras e concreto. Prefiro as piscinas do Pestana Bahia Lodge, ali ao lado, mas os hóspedes de um não podem usar as instalações do outro.

Não dá para perceber pelas fotos, mas antigamente a torre do hotel era um dos edifícios mais altos da cidade. Hoje há torres de trinta ou quarenta andares sendo concluídas em vários pontos. A explosão imobiliária de Salvador (e de São Paulo, Rio e Porto Alegre) foi recentemente matéria de capa da revista Exame. Só a construtora Cyrela está construindo o complexo residencial Le Parc (17 torres, áreas de lazer em uma área de 100 mil m2 - http://www.vivaleparc.com.br/) e um outro complexo comercial. Dezenas de outros empreendimentos estão sendo entregues, ou estão em construção ou em lançamento. Só falta agora ampliar a infraestrutura viária, senão seus congestionamentos concorrerão com os de São Paulo e Rio.


Nenhum comentário: