quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Neal Armstrong - 80 years old

Obs. Para ampliar as fotos clique duas vezes nas imagens.

Essa é a capa da antiga revista Manchete (Rio de Janeiro, agosto de 1969 - NCR$ 5,00), uma edição histórica de 130 páginas para comemorar um doa maiores feitos do ser humano.


Um de seus protagonistas, Neil Armstrong, o primeiro ser humano a desembarcar em outro astro fora da Terra, completa hoje 8o anos de idade. É um homem discreto, recluso e ciente de que após o histórico vôo em julho de 1969, só lhe resta desfrutar da fama em seus últimos anos de vida pois dificilmente concretizará outro projeto tão grandioso.

Neil Alden Armstrong (Wapakoneta, 5 de agosto de 1930) é um ex-astronauta dos Estados Unidos, piloto de testes e aviador naval que escreveu seu nome na história do século XX e da Humanidade ao ser o primeiro homem a pisar na Lua, como comandante da missão Apollo 11, em 20 de julho de 1969.

Nascido no estado norte-americano de Ohio, antes de se tornar astronauta Neil Armstrong foi aviador da Marinha, tendo combatido na Guerra da Coreia como piloto de caça. Após a guerra, ele retornou aos Estados Unidos e se tornou piloto de testes de empresas fabricantes de aviões, testando mais de 900 tipos de aeronaves diferentes durante a década de 1950, incluindo o famoso X-15, o primeiro avião do mundo a voar na estratosfera terrestre.

Armstrong interessou-se pela NASA cinco ou seis meses depois da abertura das inscrições para a formação de um novo grupo de astronautas, em 1962, e foi escolhido para o chamado Grupo dos Nove, denominação decorrente do modo como eram conhecidos os primeiros astronautas norte-americanos selecionados em 1960 para o Projeto Mercury, o Grupo dos Sete, tornando-se o primeiroastronauta norte-americano civil.(Wikipedia)


As naves Apolo possuíam uma tecnologia de quarenta anos atrás, o que significa que o seu i-phone possui mais capacidade de processamento de informações do que essa parafernália acima, o módulo de comando da Apolo-11, onde os três astronautas se apertavam nos momentos de decolagem e regresso à Terra. Escapavam da força de gravidade no topo de um imenso tubo de 35 andares cheio de explosivos químicos, o poderoso foguete Saturno-5.

Essa é a capa da extinta revista Fatos e Fatos (Brasília, 14 de agosto de 1969, nº 445 - NCR$ 2,00)...

Armstrong e Edwin Aldrin pousaram no satélite da Terra enquanto o terceiro astronauta da missão, Michael Collins os esperava a bordo do módulo de serviço enquanto o módulo lunar fazia uma inédita e arriscada operação de pouso tripulado na Lua.

Assisti essas imagens pela TV na sala de minha casa, tinha então dez anos de idade ...

... e sentia que participava do "nós" dessa frase acima...


...morrendo de vontade de estar lá, no espaço.


Ainda sonho fazer uma viagem dessas, como nessas ilustrações de Peter Elson e Chris Moore.

Não sei se dará tempo, mas o imaginário viaja...

A conquista espacial ampliou a visão de universo do ser humano. A gravura acima, do artista Robert Schultz, mostra a complexidade do "fenômeno humano" e sua projeção no tempo e no espaço, na cultura e tecnologia. E nós, o que estamos construindo para o futuro?

Sua parte você já fez. Happy Birthday, Mr. Armstrong.

Nenhum comentário: