quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

EACH - USP Aulas Magnas 2010


A USP possui uma tradição de abertura do ano letivo com aulas magnas. Este ano a comissão organizadora da semana de recepção dos novos alunos resolveu convidar gente da casa, que desde o início ajuda uma imensa equipe de funcionários, docentes e alunos a construir a Escola de Artes, Ciências e Humanidades, entrando em seu sexto ano de operação. As aulas foram na terça-feira, 23 de fevereiro.

No período da manhã o Prof. Ulisses Araújo (educador e psicólogo), falou sobre o projeto inovador da EACH, sobre as novas propostas educacionais e os desafios de trabalhar com instrumentos pedagógicos mais interativos como o cilco básico e a Resolução de Problemas.

No período da tarde, o Prof. Luis Menna Barreto (especialista em cronobiologia e estudos sobre o sono) falou de sua história na USP (30 anos de docência) e o que se espera de uma universidade pública, seus compromissos, obrigações e direitos ao cumprir as metas de ensino, extensão e e pesquisa que se espera de uma instituição de qualidade.

E à noite eu (Luiz Trigo, áreas de turismo e filosofia), falei sobre a Universidade no contexto da sociedade e da ética. Comentei sobre as responsabilidades individuais e sociais, a vida acadêmica e profissional, as escolhas que cada um deve fazer, com lucidez e coragem, para viver bem e articulado com outras esferas dessa sociedade. Fiz relações entre liberdade, tempo e responsabilidade, articulando conceitos e experiências sobre a vivência acadêmica, cultural e socio-política.

Foi uma terça-feira plena, assisti às aulas dos meus colegas e pude curtir, mais uma vez, a amplitude e a complexidade do processo de consolidação de uma universidade. Essa semana terá várias atividades para inserir os novos alunos na realidade da USP. O tema da semana é Ser EACHIANO, uma boa reflexão sobre o que é viver uma universidade pública.

2 comentários:

Piada Usp Leste - EACH disse...

é professor, falar é fácil, difícil é a realidade da each que nao recebe investimento nenhum, tem cursos de 2ª mão e uma administração bastante incompetente, já que a administração publica carece de administradores de verdade... mas acho legal o seu otimismo. Continue assim!

Luiz Trigo disse...

Eu não sou otimista, sou crítico. O projeto da USP-Leste está em implantação e passa pelos mesmos pontos positivos e negativos das universidades públicas como um todo. Quanto aos gestores públicos, vivi intensamente a gestão pública, privada e do terceiro setor neste país e presenciei ações ótimas e péssimas em todas as áreas. Aliás a co-responsabilidade em gestão envolve também os estudantes. A realidade não é reduzida a visões unilaterais ou simplistas.