sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Biblioteca Felix Tomillo chega na USP-Leste


Quando há boa vontade e disposição favorável as coisas rolam muito bem. Hoje (dia 26) chegou na USP-Leste a biblioteca especializada em cultura e turismo, doada por Felix Tomillo, de Valladolid, Espanha (vide postagens anteriores).

O projeto foi viabilizado pela TAM Cargo, que realizou o transporte intercontinental, e por toda a equipe administrativa da Universidade que apoiou totalmente o projeto.

Rosa é a diretora da biblioteca da EACH e sua equipe esteve conosco na entrega dos livros, supervisionando as 382 caixas e analisando as condições iniciais do acervo.

A transportadora Transpallet é parceira da TAM e participou da gentileza de entrega da biblioteca entre o aeroporto de Guarulhos e a USP-Leste. O acervo chegou em doze pallets, quase nove toneladas distribuídas.

O fotógrafo Hans Georg foi contratado pela assessoria de imprensa da TAM para fazer a cobertura fotográfica do evento. Esse tipo de de apoio à cultura é importante e deve ser divulgado amplamente. É a contrapartida que a Universidade oferece e serve de exemplo para outras empresas que podem ajudar a sociedade com atitudes concretas e altamente edificantes.

Marcelo é motorista do caminhão. Como só tínhamos dois ajudantes, ele mesmo colocou mãos a obra e ajudou a retirar as caixas dos pallets.

Foi uma operação árdua e deliciosa. O dia estava perfeito, não tinha sol e nem fez o calor escaldante que torrou a cidade durante a semana. E tampouco choveu. O céu nublado e a brisa fresca amenizaram nosso trabalho.

O trabalho foi feito pelo Flávio e Renato, funcionários da USP ...

... e por cinco professores do nosso curso de Lazer e Turismo, voluntários, que ajudaram a descarregar a biblioteca. Acima os professores Edmur e Sidnei descansando após carregar todas essas caixas.

O trabalho levou quase três horas. Foi um cansaço sadio e estimulante.

Sidnei e Reinaldo em pleno trabalho de campo. São todos doutores, pesquisadores e excelentes professores e sabem que às vezes precisamos fazer aquele algo mais pelo que acreditamos. Eles escrevem, lêem, criticam e, se preciso, até carregam os livros.

As caixas estão armazenadas numa sala especial da USP-Leste. Os próximos passos serão: retirada do acervo, organização em estantes em ordem alfabética de título e triagem geral (separação de livros, periódicos, folhetos e documentos). Depois o pessoal da biblioteca fará a higienização, limpeza e catalogação de todo o acervo. Finalmente, daqui a alguns meses, estarão a disposição de alunos e pesquisadores de todo o país. Precisaremos de patrocínio para agilizar esse processo, se alguém está disposto é só nos contatar.

Enfim, a primeira parte do projeto está terminada. Eu e Panosso agradecemos à direção da EACH, aos funcionários, ao nosso coordenador (Prof. Uvinha), aos professores que nos apoiaram desde início até hoje e, especialmente, à TAM.

Nenhum comentário: