sábado, 7 de novembro de 2009

SIT 2009 - Curitiba, PR

Seis da manhã. Aeroporto de Viracopos, Campinas (SP). O sol nasce iluminando a fuselagem do Ebraer 190 da Azul, enquanto o Prof. Panosso e eu, bêbados de sono, caminhamos para a aeronave. O vôo é ótimo, o horário péssimo. Mas valeu a pena porque...


... viemos a Curitiba para o XI Seminário Internacional de Turismo, promovido pela Universidade Positivo e pela Universidade Federal do Pararaná. Acima a alameda principal de acessos aos edifícios no belíssimo campus do Positivo, no bairro Campo Comprido, uma área verde e sofisticada da cidade onde as construtoras fazem a festa erguendo prédios residenciais belíssimos, sofisticados e devidamente caros.

Umas das jóias do campus Positivo (e de Curitiba, e do estado do Pararaná e da educação brasileira) é a biblioteca com mais de seis mil metros quadrados...

... cerca de 130.000 volumes e instalações que, em termos de instituições privadas brasileiras, são comparáveis apenas ao Centro Universitário do Senac São Paulo. Farei postagens especiais sobre essas bilbiotecas nas próximas edições.

Após 11 anos seguidos o SIT é um evento tradicional para o turismo acadêmico brasileiro e internacional. Este ano (6 a 7 de novembro de 2009) tivemos pesquisadores da Espanha, França, Venezuela, México e Equador, além de estudantes, docentes e pesquisadores de 25 estados brasileiros. Umas 800 pessoas participaram este ano.

Mais de 220 pessoas analisaram os trabalhos científicos distribuídos e oito eixos temáticos, todos relacionados a turismo: cultura; aspectos socioeconômicos; educação e empregabilidade; pesquisa e epistemologia; planejamento e políticas públicas; hospitalidade e gestão de empreendimentos turísticos; desenvolvimento urbano e regional; e tecnologia. Acima (da esquerda): José Manoel Gonlalves Gândara (UFPR), Marlene Matias PUC-SP), Alexandre Panosso Netto (USP) e Dario Luiz Dias Paixão (Univ. Positivo).

O prof. Dario Paixão, coordenador do curso e um dos organizadores do evento, com parte de sua turma de apoio: gente competente, divertida e descolada.

A mesa de abertura do evento, na noite de 06/11, foi direta ao ponto: as relações entre turismo, hospitalidade e sustentabilidade (temas do evento) são fundamentais.

O prof. Dr. Josep Francesc Valls veio de Barcelona para falar sobre os desafios do turismo de sua região. Ele é da ESADE, a toda poderosa escola de administração espanhola, uma das top do mundo.

A Profa. Dra. Elizabeth Kioko Wada (presidente da ANPTUR e diretora do mestrado da Universidade Anhembi-Morumbi), arrasou no discurso e encantou a platéia (as usual) com sua experiência, bom humor e conhecimento.

E aqui estou, eu ao lado dos professores José Gandara, Carolina Haro e Nicolás Ramírez Torres, parte da equipe que organiza o SIT.


Um comentário:

Viagem e Mergulho.com disse...

Obrigada pela presença e pelo elogio professor Trigo!!
Foi uma honra trabalharmos no XI SIT, e fazer o evento acontecer.