quinta-feira, 26 de novembro de 2009

FIAM 2009

Diretamente de Manaus-V Feira Internacional da Amazônia
Realização SUFRAMA-Ministério do Desenvolvimento,Indústria e Comércio Exterior
Patrocínio- Banco da Amazônia
Apoio - Estado do Amazonas
Texto efotos - Luiz Trigo

Estive a convite da V FIAM em Manaus para participar das discussões sobre turismo. É umdos eventos mais importantes da região e envolve indústria, comércio,pesquisa,meio ambiente, novas tecnologiase,claro,turismo.


Na exposição, destaque para a publicação sobre povos indígenas da Amazônia organizada pelo InstitutoEmilio Goeldi, de Belém (PA), uma das instituições de pesquisa da região.


O amigo Prof. Carlos Costa, da Universidade de Aveiro (Portugal), e eu. Em março de 2010 vários brasileiros irão ao congresso internacional organizado por ele e sua equipe (saudades da terrinha, ó pá). Carlos Costa falou sobre economia e turismo, mostrando um projeto de sua autoria sobre postos de informação turística.

Alunos e docentes do instituto federal de educação de Roraima. Estou em dívida com eles e, em 2010, devo ir pessoalmente dar uma palestra em Boa Vista.



A cerimônia de abertura da FIAM teve a presença do governador (Eduardo Braga) e autoridades regionais e internacionais (Peru e Venezuela).


Docentes de Manaus e Belém, velhos amigos de eventos (João, Cristiane e Wilker)



Uma das salas de exposição da FIAM. Indústria, agricultura orgânica, defesa e serviços foram destaques.


Wilker R. M. Nóbrega, José R. S. Moraes, Oduval Lobato Neto, eu e Cristiane B. M. C. Novo, participantes da primeira mesa de hoje (26/11)


E a turma de Roraima, curtindo o evento e a cidade de Manaus. Até 2010.


Parte do staff de apoio e organização do evento.
Fui a convite da SUFRAMA, fiquei hospedado no Hotel Comfort (Atlantica Hotels International), voei com a TAM,falei sobre inovaçãoem turismo,revi velhos amigos, fiz outros e polemizei sobre qualidade em serviços. Imagine se euficaria num hotel de selva sem ar-condicionado, higiene e os mínimos confortos da civilização. Claro que a maioria das pessoas da Amazônia já tem consciência sobre essas necessidades, aliás adorei a palestra do José Moraes, presidente da Agencia de Desenvolvimento do Turismo da Amazônia.









Nenhum comentário: