quarta-feira, 29 de abril de 2009

Simpósio na EACH-USP foi cooooool!

Fotos: Alexandre Panosso Netto e Luiz G. G. Trigo

Nos dias 27 e 28 de abril, aconteceu nos auditórios da EACH-USP o Simpósio Formação e atuação profissional em turismo, lazer e hospitalidade, organizado por Marcelo Vilela e Alexandre Panosso, com apoio do núcleo de pesquisas e patrocinado pelo CNPQ e pela AVT (Academia de Viagens e Turismo), com o apoio da USP, claro.

Poucos e bons participaram de discussões com professores e pesquisadores de várias instituições públicas e privadas de vários estados. Muita conversa, reflexão e oportunidade de rever velhos amigos e fazer alguns novos. Deep networking.

Claro que a moçada da graduação de Lazer e Turismo da EACH foi especialmente convidada para curtir o evento.

Old friends, great guys: Alexandre Panosso Netto (feliz com a publicação de seu capítulo no último livro de John Tribe, no Reino Unido); Ricardo Uvinha, animado e contente com as atividades que coordena na EACH; Mário Carlos Beni, o mestre, recentemente aposentado (contra a vontade e por idade) na USP, mas continua causando por aí; e Edmur Stoppa, chateadinho porque vai ter que cancelar uma viagem para dar palestras no México. Palmeirenses, passem longe do cara.

Edmur, Alexandre e eu posando animados. Ao fundo Laura Sancti, da PUCC. Instituições que fizeram parte da vida dos atuais doc entes da USP (Senac, PUCC, Anhembi-Morumbi, Univali-SC, Unip etc.) compareceram ao simpósio e rouxeram valiosas colaborações teóricas e práticas. 

Carlos Alberto Tomelin, um dos dirigentes da Universidade do Vale do Itajaí - SC, foi muito feliz e lúcido nas colocações sobre otimização de recursos e qualidade na universidade. E ele faz exatamente isso na Univali.

O professor doutor e chefe José Roberto Yasoshima arrasou com sua turma do sétimo semestre de Lazer e Turismo na confecção - manual e cuidadosa - do delicioso coquetel, devorado em minutos pelos vorazes  comensais. Depois do laboratório de gastronomia e da disposição do Zé, os coquetéis da EACH nunca mais serão os mesmos, só de torradas e patê. Never again. Que venham os acepipes, petit four e salgadinhos de sabor instigante. 

Doutoras renomadas renderam-se e pediram receitas. Acima, uma aluna manipula uma folhinha de salsinha.

Bancada do coquetel. A comilança foi bancada pela AVT, através da mediação da Profa. Mariana Aldrigui.

A conferencista da terça-feira, Margarita Barretto, com José Roberto. Margarita é especialista em vinhos e churrascos, além de adorar cultura, patrimônio histórico e tradições platinas (Uruguai e Argentina). Fomos contemporâneos nos tempos da graduação em turismo, na PUCC.

Marcelo Vilela conduziu o simpósio numa boa, já que ele é paciente e deve controlar a ansiedade sei lá com que potente relíquia ortodoxa. Ele está ao lado de Bianca e Natalie, algumas das competentes alunas (e alunos) que ajudaram na organização do Simpósio.

Segundo Mário Beni (esquerda), essa turma veterana um dia será jurássica: Elizabeth Wada (Univ. Anhembi-Morumbi), Luiz Octávio Camargo (EACH-USP) e eu nos reencontramos depois de algum tempo. 

O professor Marcos Massetto (PUC-SP) fez a conferência da segunda-feira sobre Novos Paradigmas da Educação. Também muito interessante e cooool.

Sentadinhas sorridentes, as madames doutoras Cecília Gaeta (Senac-SP) e Marília Ansarah (UNIP). 

Não dá para colocar  as fotos de todos(as) participantes e nem todas as informações, mas quem quiser saber os detalhes técnicos e o que aconteceu no simpósio pode acessar        http://www.abbtursp.com.br/faptur.html 

4 comentários:

Nat disse...

O evento foi mesmo muito bom!!
Só um detalhe: meu nome é Natalie, professor, não Camilie! =)

Luiz Trigo disse...

Natalie, sorry, já corrigi.

Zé Roberto disse...

Oi, Trigo. Obrigado pelos elogios e incentivo. Esperamos que nos próximos eventos possamos desenvolver ainda mais as técnicas do nosso lab de gastronomia,
Um grande abraço,
zeroberto

Marcos Nascimento disse...

Caro Prof. Trigo,
Fiquei sabendo que conheceu um pouco sobre os trabalhos que estão sendo realzados a cerca do Geoturismo Brasil afora. Fico feliz que tenha inclusive recebido um exemplar do livro sobre o Trinômio Geodiversidade-Geoconservação-Geoturismo elaborado por mim, Úrsula Ruchkys e Viginio Mantesso-Neto.
Nos conhecemos uns anos atrás aqui em Natal e depois conversamos e São Paulo durante a I Feira de Turismo do Governo Federal.
Parabéns pelos seus trabalhos e precisando de informações sobre o referido trinômio fique a vontade.
Abraços,
Marcos Antonio Leite do Nascimento
CPRM.