domingo, 5 de abril de 2009

Luiz Trigo - Os melhores momentos em 50 anos (9)

Enquanto a data do aniversário se aproxima, as fotos vão sendo digitalizadas e postadas em um processo histórico-lúdico-psicanalítico de escolher, entre centenas de imagens, as que serão destacadas e publicadas. 

Obs. as oito postagens anteriores comemorativas do aniversário estão no mês de março.

Algumas são puro vintage e, por serem altamente significativas e raras, aparecem em toda sua plenitude de eleição primordial. Como esta, abaixo.

Minha letra feia no verso da foto diz que ela foi tirada no Taba Camping de Atibaia, em setembro de 1975, tendo eu 16 anos. Da esquerda para a direita: José Emílio, Rodolfo, Luiz Timossi, eu, Mário, Paulo, (?), Marcos, Portinho, (?), (?), Geraldo (de óculos) e (?).  Essa molecada era da comunidade católica a qual participávamos e do Colégio Estadual Culto à Ciência, onde cursei o Técnico em Turismo, em complementariedade com o Senac Campinas. Lembro que a gente deu um relaxo legal no camping, chegando a virar um dos barcos a remo no rio Atibaia. 

Lançamento de um dos meus livros no Senac-SP. Provavelmente 2000. No meu colo, com ares blasé, está Rony Yoshikawa, amiga dos tempos da Abeutur. Atrás está Osvaldo Martins, também da Abreutur SP e ao lado Luciano Fracalanza, que foi da Abreutur Campinas, onde trabalhamos juntos. 

Bariloche, janeiro de 1999. Ao voltar da Antárctica fiquei uns dias com meus primos Mara e Jorn, por ocasião do 50º aniversário da Mara (isso que é entregar a idade), em uma casa que eles alugaram para passar o verão. Estou contemplando as montanhas e o lago Nahuel Huapi. 

Las Palmas, Canárias (Espanha), 2002. André, Gandara, eu e (esqueci o nome). Por indicação do Gandara, professor de turismo da UFPR, fui dar aulas por três anos seguindo na Universidad de Las Palmas de Gran Canaria. Sempre ia umas semanas antes, andava por algum lugar da Europa e depois ficava uma semana em um curso de pós em Turismo. Na foto estamos em uma rua de Las almas, momentos antes do almoço, uma parrillada com sangria.

Caribe, 1996. Marcio Mariguela (ao centro, hoje psicanalista e professor da Unimep), Marcos Marcionilo (à direita, hoje sócio-proprietário da editora Parábola) e eu fizemos um cruzeiro num dos navios da Royal Caribbean, o navio se vê ao fundo. Não lembro qual ilha é, mas tinha umas cervejas saborosas (Martinique?).

Havana, 1994. Durante alguns anos dei aulas de geografia no Colégio Integral de Campinas. Aqui estamos, professores felizes do Integral, em Havana, em frente a um prédio com a silhueta do Che: Luiz (geografia), Beato (História) e eu de camiseta laranja e punho erguido. 

Festa de formatura no curso Técnico de Turismo, em Campinas (SP), 27/12/1977. Da esquerda para a direita, o saudoso Prof. Fernando Grohmann, tio Juvenal, saudosa Tia Lourdes, meu pai, eu, minha prima Carla, José Pedrazzoli e Douglas, velhos amigos. 

Janeiro de 1999, às margens do lago Nahuel Huapi, em Bariloche. Minha prima, Mara, conversa com seu pai, meu tio José Godoy, sentados nas pedras, ao pé da cordilheira. 

Feira da Aviesp, Serra Negra (SP), outubro de 1992. José Matias, Luciano Fracalanza e eu. Matias foi nosso chefe na Abreutur SP e com ele aprendemos mais do que profissionalismo. Aprendemos honra, dignidade, bom humor e a apreciar boas bebidas e comidas. Depois que ele saiu da Abreu e se foi embora do Brasil, encontrei-o umas quatro ou cinco vezes em Lisboa onde bebíamos e conversávamos sobre todos e tudo. Morreu aos 70 anos de idade e deixou mais do que saudades, deixou bons exemplos. 

Dezembro de 1979, campus da USP, em São Paulo. Este corcel azul foi meu primeiro carro. Aí estou com meu primo Gabriel (hoje pai de família e morando em Lisboa) e a Maria Clara, presente em outras fotos dessas postagens. Na época fazia jornalismo na ECA-USP (depois troquei por turismo) e trabalhava na Abreutur SP. 

Julho de 1980, Campo de Marte, São Paulo. Primeira visita do Papa João Paulo II ao Brasil. Eu morava em São Paulo e a turma de Campinas veio para dormir em casa. Fomos de madrugada ver o Papa. Aí estamos: minha prima Carla, (?), Welington, Marcos, eu e Laderlei agachado (Laderlei é o mesmo que foi agora em janeiro para o Chile comigo, na postagem anterior). 
PUC-Campinas. 1983. Minha turma do curso de Turismo. Fiz o curso de 1981 a 1983 e me diverti muito no Campus I da PUCC. À esquerda o professor é o Luiz Moutinho, português e hoje fazendpo pesquisas na Inglaterra. Revi-o ano passado em um congresso em Ouro Preto (MG), 25 anos depois. Eu estou no sentado meio, de óculos e camiseta da Honda. Tinha uma XL-250 e motos foram minha tara por uns nove anos, até que dois pequenos acidentes avisaram que meu anjo da guarda já estava de saco cheio. Passei então para os carros. 

Formatura do curso de Turismo da PUC-Campinas, dezembro de 1983. Fui o orador da turma. A formatura foi no salão da igreja Sagrado Coração de jesus, em Campinas, com festa regada a muito vinho.

Outra foto da formatura de técnico de turismo, em 1977. Seis anos de diferença entre uma e outra.

Essas duas fotos se complementam. A de cima foi tirada em fevereiro de 1979, em Viña del Mar, Chile. Estou com o amigo Douglas. em uma das minhas primeiras viagens internacionais. 

Esta foi tirada em janeiro de 1997, em San Francisco (EUA), eu e Douglas novamente. Ele é professor da UNESP em São José do Rio Preto (SP). Ele adorar viajar e é professor de linguística.

Natal em Londres, 1995. Maristela, Aluísio, Raquel, Fernando e eu preparados para sair e assistir a um concerto de Natal in downtown, London. Essa era a casa do Aluísio e da Tetê, ele fazia doutorado em Londres e a gente folgava na casa. 

2 comentários:

Anônimo disse...

Aquele cabelinho de 77 ta na moda de novo ;)rs

Anônimo disse...

Copiei um monte de fotinho,inclusive a de vcs no campo de marte,a que minha mãe saiu meio vesga rs