segunda-feira, 5 de novembro de 2007

Projeto Caminhos do Futuro

Na última reunião do Conselho Nacional de Turismo fomos para Brasília (Regina Almeida, Flávio Bittelman e eu) entregar à Ministra do Turismo a coleção completa dos livros do aluno do projeto Caminhos do Futuro. O Ministério do Turismo (ainda na gestão de Walfrido dos Mares Guia), bancou o projeto. A profa. Regina Almeida foi sua idealizadora e passei a coordenar a equipe em 2006. Fomos para 16 estados levar um curso específico sobre as possiblidades e os problemas do turismo para professores de nível médio das escolas públicas. O MinTur bancou a distribuição 150.000 livros nesses estados, mais mapas didáticos (feitos pelo Sérgio Fiori), jogos "Viajando pelo Brasil" e os cursos que foram dados por professores da USP e da Metodista Metodista de São Paulo.

Foi uma experiência fascinante, viajar pelo interior do Brasil contatanto os colegas professores e vivenciando os problemas e as soluções que cada região encontra para implementar o turismo. Estivemos em São Raimundo Nonato(PI), Porto de Galinhas(PE), Foz do Iguaçu(PR), Palmas(TO), Brasília(DF), Caldas Novas(GO), Caxambu(MG), Barreirinhas(MA), Aracaju(SE), Manaus(AM), Maragogi(AL), Matas de São João(BA), Pelotas(RS), Jijoca de Jericoacara(CE), Balneário de Camboriú(SC) e São Mateus(ES).

Na próxima semana viajo para a reunião da Global Tourism and Travel Partnership (GTTP), em Nice, para levar as impressões do projeto para a coordenadora geral que é responsável pela Academia de Viagens e Turismo (AVT) no Brasil. Contarei tudo pelo blog. Direto da França e incentivado pelos seus vinhos nacionais.

A propósito, o site do projeto é: www.caminhosdofuturo.com.br

Você pode fazer download gratuito de todos os livros do projeto. Cortesia do MinTur.

Aproveite.

Um comentário:

kleber disse...

Professor, entrei muitas vezes no site do Caminhos do Futuro, que também ajudou nosso grupo de RP em relação aos spas.
Perguntei se havia quadro de voluntários, pelo que entendi isto esta previsto na segunda parte do projeto. É interessante que outras pessoas aprendão e colaborem com esta grande iniciativa.