sexta-feira, 23 de novembro de 2007

Do surrealismo a era medieval em um dia

Obs.: Postado em Nice, teclado sem acento.
Demorei para voltar a escrever porque os ultimos dias de viagem foram intensos e depois tive as reunioes em Nice. Fiquei dois dias no Parador de Aiguablava curtindo os caminhos pedregosos e as praias desertas do outono.
Na quinta feira da semana passada deixei Aiguablava bem cedinho e fui para Figueres, ainda Espanha e quase fronteira francesa. Ali eu vi uma das coisas mais fantasticas de minha longa historia museologica: o Teatro Museu de Salvador Dali, um templo muito louco do surrealismo.
Dali nasceu e morreu em Figueres, uma cidade da Catalunya distante dos roteiros turisticos de massa e porisso guarda essa preciosidade que é o maior objeto surrealista do mundo. O museu situa-se no antigo teatro municipal, que data do século 19 e foi destruido na guerra civil espanhola (1936-1939). Ali, Dali criou o museu-teatro.
Depois continuei a dirigir, ja em terras francesas, rumo a Carcassone. Imagine uma cidade medieval, coberta por muralhas com torres, sentinelas, seteiras e um imenso castelo no meio. Com uma historia selvagem de lutas, mortes e heresias. Ali é a regiao do denominado pais cataro. No século XIII, a Igreja criou uma cruzada para debelar os cataros, um grupo que acreditava ser o mundo algo ruim, criado pelo diabo, apenas o mundo espiritual seria bom e criado por Deus. Em um século mataram todos. Depois continuaram a cruzada contra os mouros e surgiu a Inquisicao, o horror medieval gerado pelo catolicismo.
Uma dica especial: o fotografo frances Gérard Sioen tem umas fotos espetaculares do pais cataro, da Bretanha e da Provence. Veja o site www.sioen-photo.com. Entre nas fotos e veja como os castelos, campos floridos, picos nevados e ruinas historicas de todo tipo enfeitam o interior francês.
Perambulei pelas suas ruas sob um frio de dois graus; Depois, no final da tarde, ainda segui para Avignon a terra dos Papas. Cerca de sete Papas viveram em Avignon na idade média por causa de problemas politicos na Italia. Os sete papas tiveram que ficar em Avignon de 1305 até 1378, boa parte do século XIV. O castelo dos Papas é uma imensa aula de historia em pedra, mobilia e arte. O vinho Chateneuf-du-Pape provém de Avignon, santa bebida.
Finalmente no domingo retornei a Nice. Foram dois mil quilometros por Aguis Morts, Pirineus, Andorra, Barcelona, Figueres, Carcassone e Avignon: Provence, Pirineus, Catalunya, pais Cataro e provence novamente.
Depois conto da GTTP.

Nenhum comentário: