sábado, 1 de dezembro de 2012

Univali -15 anos do Mestrado em Turismo

A festa ontem à noite foi solene, bem organizada e muito significativa. Aconteceu no centro de convenções da Univali, em Balneário Camboriú.


A programação oficial foi:
Sexta-feira, 30 de novembro de 2012.

Primeiro Momento: Tema de Abordagem “A Importância da Criação do Curso de Graduação e Pós graduação em Turismo & Hotelaria da UNIVALI e a importância   sua trajetória  para o desenvolvimento d atividade no cenário Nacional”

Prof. Marlene Burato - Criação do Curso de Turismo & Hotelaria e o Centro de Excelência em Estudo para o Turismo e Hotelaria – visão local e global (a Profa. Marlene Burato, grande idealizadora do projeto da Univali, não compareceu por motivo de convalescença);
Prof. Dóris Ruschmann – Concepção do Mestrado e Doutorado da UNIVALI e a criação da ANPTUR - visão local e global;


O jantar foi produzido pela turma de gastronomia da Univali (cinco estrelas no Guia do Estudante) ...


Sob a orientação do Prof. e Chef Vilmar Dolzan e sua equipe competente e atenciosa.

Segundo Momento: Tema de Abordagem:  “A Evolução do Campo Científico do Turismo e a contribuição da UNIVALI no cenário Nacional e Internacional”
Prof. Mário Beni -  A Evolução do Turismo no Brasil e a Importância dos Curso de Graduação para o desenvolvimento da atividade;
Prof. Mirian Rejowski - A Pesquisa em Turismo e Hotelaria no Brasil e sua evolução;
Prof. Luiz Trigo - A Atividade de Lazer, Turismo e Gastronomia  - O desenvolvimento dos segmentos a partir do crescimento das Escolas de Turismo e Hotelaria:
 Articulador Aula da Saudade – Prof. Carlos Alberto Tomelin
Mestra de cerimônias – Profa. Silvia Cabral


Profa. Doris Ruschmann, primeira coordenadora do mestrado, e o Prof. Edson Vilella, primeiro reitor da Univali, que apoiou com muita vontade política a implantação do maior centro de educação e pesquisa em turismo, hotelaria e gastronomia do Brasil, oferecendo, a aprtir de 2013, desde a graduação até o doutorado, recentemente aprovado pela CAPES, com nota 5,0.


O Prof. Carlos Alberto Tomelin, teve uma grande acrreira na Univali, desde estudante de turismo e hotelaria até se doutorar e hoje ser o diretor do Centro de Ciências Sociais Aplicadas. Alexandre Panosso e eu tivemos a honra de ser de sua banca, assim como do Prof. Rodolfo, doutor especializado em Gastronomia. 



O Prof. Francisco dos Anjos, artual coordenador do mestrado, e o nosso grande amigo, Prof. Mário Beni.


Mirian Rejowski, Mário Beni, Dóris Ruschmann e eu tivemos a honra de celebrar a Aula da Saudade". O que eu sinto e penso sobre minha experiência memorável na Univali está abaixo, onde transcrevo minha fala:

 “As boas lembranças e a sensação de ter feito algo memorável, ou seja, enriquecedor para nós e para a sociedade, são alguns dos componentes do que denominamos “saudades”.  As pessoas que um dia, no passado, fizeram a história e criaram os momentos, hoje saudosos, tiveram visão das necessidades e desafios de seu tempo, conseguiram vislumbrar o que era importante na sua época presente. Dessa forma, construíram os novos tempos que hoje desfrutamos. Não podemos prever o futuro, mas podemos construí-lo, afirmou acertadamente Peter Drucker.

Na década de 1990, os dirigentes da Univali, no campus de Balneário Camboriú, criaram condições de formação em áreas do conhecimento consideradas relevantes nas décadas vindouras. As áreas de turismo e hotelaria foram detectadas como grandes potenciais. Foram realizados investimentos em capital humano, em relações institucionais enriquecedoras e na produção sistemática de conhecimento, vetores estratégicos de uma Universidade que se pretende competitiva e altamente diferenciada.

Houve compreensão da complexidade e articulação que envolvia as áreas de turismo e hospitalidade. Elas foram inseridas no contexto maior de lazer e das questões ambientais; áreas correlatas como gastronomia foram gradualmente sendo incorporadas ao Centro. Valorizaram-se as humanidades, as disciplinas de gestão e os contatos com outras instituições. Nesse sentido, Profa. Marlene Burato, basta olhar essa mesa para ver como a Universidade de São Paulo se faz presente na história da Univali. Todos nós temos a honra de ter participado, de diversas maneiras, na construção desse projeto, tão bem acolhido e desenvolvido pela Universidade do Vale do Itajaí.

Nesse momento, ao falarmos de gastronomia, quero fazer uma homenagem ao nosso querido amigo, Ronaldo Lopes Pontes Barreto, que foi professor e aluno nesta casa. A Univali e o Senac São Paulo foram seus grandes amores na vida. Hoje, o professor Reinaldo está na casa de sua família, em Salvador, passado por uma longa convalescença. Os laços que ligaram a Univali ao Senac São Paulo são igualmente saudosos e aqui cito também o amigo José Ruy Veloso Campos, que iniciou o processo de cooperação entre as duas instituições, no início da década de 1990.

A abertura do mestrado na Univali catalisou uma série de trabalhos e pesquisas que aqui ocorriam, concentrando conhecimento que fluía pelas universidades e pelas instituições envolvidas com os projetos locais. Ações sinérgicas e fundamentais foram tomadas: publicação da revista “Turismo – Visão e Ação”, reunindo autores nacionais e estrangeiros; os processos de qualificação e defesa de dissertações de mestrado, que proporcionam contatos entre pesquisadores; os estágios proporcionados por todo o Brasil e exterior, aos alunos de graduação; a implantação dos laboratórios de hospitalidade e de gastronomia; os cuidados com a qualidade e organização de seus inúmeros eventos; um ambiente acadêmico liberal e solidário, além de profícuo e rigoroso; um crescente respeito adquirido junto aos seus pares por todo o país; tudo isso é parte de um processo que articulou, produziu e difundiu conhecimentos nas áreas de turismo, hotelaria e gastronomia, por todo o Brasil.

Minha experiência na Univali foi fundamental para dar maturidade e densidade à vida acadêmica que desenvolvia, tanto na PUC-Campinas quanto no Senac São Paulo. Foi o meu primeiro credenciamento em um mestrado e tive o prazer de me relacionar com discentes brilhantes, vários deles – ou delas – hoje em posições significativas na academia e no mercado, além dos colegas da Univali onde fiz amizades que são vivas e instigantes. Hoje, ao atuar no mestrado em Estudos Culturais na EACH-USP, guardo as lições e saberes aqui apreendidos.

A Univali é marcante não apenas pelo senso de organização, de eficiência e cuidado com que o projeto didático-pedagógico é administrado, mas também pelo carinho e atenção com quem os visitantes, sejam alunos ou professores, são recebidos, seja na Universidade ou na própria região.

Esta Universidade vivencia na prática, produz na teoria e realiza de forma solidária, tudo o que pregamos nas áreas de hospitalidade, turismo e gastronomia. O exemplo oferecido pela Univali transcende as fronteiras acadêmicas nacionais supera os limites universitários, pois sempre esteve intimamente ligada a projetos sociais e comunitários, trabalhando com empresas públicas e privadas, governos, associações, sindicatos e todo o amplo espectro do mundo do trabalho e da sociedade civil. Por essa história, por essas memórias, pelas saudades deixadas, superadas apenas pelas esperanças que temos em um futuro a ser compartilhado com as novas gerações, nos sentimos plenos de satisfação nessa data festiva. Sabemos que conviver neste espaço, com essas pessoas que tão respeitosamente nos recebem, é um privilégio. Nesta Universidade temos muito a aprender e a vivenciar.

Que essas saudades sejam cada vez mais referências significativas de nossas vidas, aos níveis pessoal e profissional e que as saudades se mesclem à satisfação plena do momento presente e às esperanças de um futuro ainda mais memorável.

Nosso reconhecimento e felicitações à equipe gestora da Univali, aos seus docentes e discentes.”

Luiz Gonzaga Godoi Trigo
Professor Titular da EACH-USP


Essa é a visão que eu tinha, da minha poltrona. Dóris, aplaudidíssima, relatou o início do sonho e considerou o futuro tão importante quanto o saudoso passado. 


Mário Beni permeou sua fala com considerações retiradas de Santo Agostinho e dos dados do turismo nacional e global. 


Mirian Rejowski fez uma análise conjuntural e estrutural sobre as razões do sucesso dos programas de graduação e pós-graduação da Univali. Uma certeira e detalhada análise.



Mirian Rejowski, Elizabeth Wada (presidente da ANPTUR, diretora do mestrado da Universidade Anhembi-Morumbi) e Paulo Pires, pesquisador da área ambiental na Univali.


Aqui estou, com a Profa. Silvia Cabral. Bem homorada, rigorosa, detalhista e ótimo papo, ela coordena a graduação na Univali e as festas.

Sobre as festas, as fotos e sutilezas ficam para a próxima postagem. Daqui a pouco volto para Sampa, levando na memória mais experiências marcantes e orgulhoso por ter sido professor do mestrado da Univali.

Valeu a festa, o carinho e a riqueza existencial proporcionada a todos que lá estiveram.

Nenhum comentário: